quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A RPG no tratamento da ATM

Engana-se quem pensa que a RPG é restrita ao tratamento de coluna, braços e pernas. A RPG também é indicada para problemas na Articulação Temporomandibular, popularmente conhecida como ATM. Essa articulação faz parte do conjunto de estruturas que permitem a realização das funções estomatognáticas (como o respirar, comer, deglutir e falar). Isso quer dizer que a ATM está ligada a funções que garantem a sobrevivência do ser humano.

Para que as funções dessa articulação sejam realizadas, ela trabalha em conjunto com os músculos estáticos. Entre esses músculos está o masseter, que é muito tenso e um dos grandes responsáveis pelo fechamento da boca.

Quando temos problema com a ATM, dizemos que o indivíduo apresenta uma DTM (disfunção temporomandibular). Os músculos, muitas vezes, aumentam a tensão de forma unilateral e desviam a mordida para o lado. Como consequência, a cabeça e o pescoço vão se adaptar mudando suas posições. Assim, o corpo entorta para corrigir a posição da cabeça e do pescoço.

E a RPG nesse tratamento? A globalidade das correções das posturas da RPG Souchard permite eliminar, progressivamente, desde as compensações até a DTM. Nesse caso, o trabalho do fisioterapeuta está atrelado ao de dentistas, ortodontistas e ortopedistas funcionais.

Fonte: http://www.rpgsouchard.com.br/pacientes/rpg-tratamento-atm/

Nenhum comentário: