sábado, 23 de agosto de 2014

Pilates é um aliado contra a bursite

Dores nos ombros, cotovelos e em alguns outros lugares do corpo, está se tronando cada vez mais comum entre as pessoas. Uma das causas pode ser a bursite, inflamação da bursa.

A bursa é uma bolsa cheia de liquido sinovial que fica próxima das articulações . Ela tem a função de amortecer os movimentos e evitar o atrito entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

A bursite é a inflamação dessa bolsa. Geralmente é causada pelo uso excessivo da articulação, movimentos repetitivos, podendo também ser por trauma, infecções, atrite reumatoide.

A bolsa responde a essa inflamação produzindo mais líquido e a bolsa cheia provoca dor ao movimento. Quando é um processo agudo encontramos esse aumento de líquido. Quando é um processo crônico, de longa data, além do aumento de líquido, as paredes da bolsa estão espessadas e ela perde a capacidade de diminuir o atrito entre as partes móveis e apresenta crepitação, que é o “rangido” que percebemos ao colocar a mão na articulação.

Temos, em média, 160 bursas no nosso corpo mas a bursite ocorre com mais frequência nos ombros, cotovelos, quadril, joelhos e pés. Tem como sintomas dor articular, sensibilidade ao pressioná-la, rigidez no movimento, inchaço e calor.

O tratamento inclui repouso, imobilização temporária, anti-inflamatórios, algumas vezes analgésicos e Fisioterapia para restabelecer a função articular.

O Pilates pode ser um forte aliado na prevenção de recidivas da bursite, através de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular buscando sempre o equilíbrio e a qualidade do movimento. Lembrando que você deve praticar sempre sob a orientação de um profissional especializado. Cuide-se!

“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.” Joseph Pilates

Fonte: Revista Pilates (adaptado)

Nenhum comentário: