sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dor nas costas: saiba as causas, como evitar e tratar

Hábitos errados, como má postura no trabalho, faxina, carregar mochila muito pesada, podem contribuir muito para aquela dor nas costas ao final do dia. Muitas pessoas, por conta da dor, não consegue nem respirar direito.

O neurocirurgião Adriano Scaff e o fisioterapeuta Helder Montenegro, explicaram no Bem Estar, quais as causas do problema, como evitá-los e tratá-los.

Uma das causas mais comuns de dor são os erros de postura – por isso, uma das dúvidas do médico durante a consulta é exatamente essa, se o paciente tem erros posturais ao longo do dia.

Além disso, é importante que o médico saiba também se o paciente é sedentário ou se tem pessoas na família com dores, como explicou o neurocirurgião. Antes de direcionar o tratamento, ele avalia também a dor e verifica, por exemplo, se ela é localizada, se irradia para outras partes do corpo e há quanto tempo existe. A partir disso, ele identifica a melhor maneira de tratar, com remédios, cirurgia ou até mesmo fisioterapia.


Nesse último caso, existe um método chamado de reeducação postural global, o RPG, que busca tratar as desarmonias do corpo humano, como mostrou a reportagem da Ana Brito. A maioria das queixas acontece porque as pessoas têm maus hábitos ao longo da vida e, por isso, acabam desenvolvendo desvios posturais e lesões. O RPG ajuda essas pessoas a se reeducarem e evita que elas sintam as mesmas dores.

Além do RPG, o fisioterapeuta Helder Montenegro ressalta ainda que é importante fortalecer a musculatura que fica ao redor da coluna, como maneira de mantê-la protegida com uma espécie de “cinta”. Músculos do quadril e glúteos também devem ser fortalecidos, porque ajudam a sustentar a coluna – para isso, existem alguns exercícios simples que podem ser feitos, como ensinou o especialista.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: