terça-feira, 23 de setembro de 2014

Saiba como aliviar o inchaço no joelho

O inchaço no joelho pode ocorrer por causa de um trauma local, de uma lesão articular ou sobrecarga. Quando o joelho se encontra edemaciado, muitas vezes está associado a quadro clínico de sinovite, também conhecida como água no joelho. Isso ocorre quando há um excesso de líquido acumulado nas articulações do joelho provocando um inchaço.
A região da cápsula articular e membrana sinovial do joelho já produz um líquido para lubrificar a articulação chamado líquido sinovial. Em excesso, esse líquido pode prejudicar a articulação.
As causas da água no joelho estão relacionadas a lesões por sobrecarga, traumas ou desgaste da cartilagem. Doenças como osteoartrose e gota que são os cristais de ácido úrico que se acumulam no joelho também pode provocar o problema.

Como eu sei se estou com água no joelho?

Você pode desconfiar do problema quando perceber um inchaço acompanhado de rigidez. O edema pode surgir ao redor das partes ósseas do joelho, além disso, o indivíduo também pode ter dificuldade em dobrar o joelho.
Para tratar esse incômodo é importante consultar um especialista para se avaliar as causas e indicar o tratamento mais adequado. O diagnóstico envolve exames como raios-X (para excluir lesões ósseas), ressonância magnética, ultra-som ou até mesmo exames laboratoriais.
Nos casos mais graves, a cirurgia de artroscópica do joelho pode ser necessária.
A fisioterapia também pode auxiliar na recuperação do joelho proporcionando o retorno das atividades pré-lesão, utilizando de meios de Eletrotermofototerapia, exercícios com e sem carga para correção das disfunções biomecânicas.
O ideal é procurar manter um estilo de vida saudável e se estiver acima do peso começar um programa de emagrecimento para reduzir o peso e assim evitar uma sobrecarga nos joelhos.

Fonte: OJoelho

Nenhum comentário: