quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fisioterapia no tratamento da tendinite

O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Qualquer inflamação, inchaço ou lesão sofrida por ele desenvolve a tendinite. A doença também pode surgir como consequência do envelhecimento, nesse caso, o tendão perde gradativamente a elasticidade, à medida que a idade avança. Pessoas que realizam movimentos repetitivos para desempenhar suas funções no trabalho, por exemplo, também estão submetidas a riscos, em virtude do desgaste que acaba sendo gerado nos tendões.

Sintomas da Tendinite

Dentre os locais mais afetados pela tendinite, podemos citar o cotovelo, o ombro, o pulso e o calcanhar e o lado mais acometido é, geralmente, aquele em que o indivíduo tem maior força, utilizando mais repetidamente na vida diária.

De modo geral, dentre os sintomas os mais comumente percebidos, são:

- Dor localizada, precisamente no tendão que foi afetado;

- Inchaço local;

- Coceiras e câimbras;

- Ausência de força muscular;

- Dificuldade ao realizar movimentos que envolvam o membro afetado;

- Surgimento de leve vermelhidão local;

- Sensação de queimação que irradia;

- Redução da flexibilidade e da sensibilidade do membro afetado.

Tratamento para a Tendinite

Para tratar a Tendinite, mudanças no estilo de vida são indispensáveis, pois se o músculo estiver fraco e o paciente continuar a realizar esforços e atividades repetitivas com ele, o quadro poderá ser agravado.

A Fisioterapia também é importante para tratar as dores, o inchaço e a inflamação causados pela Tendinite. As sessões fisioterapêuticas podem ajudar no alongamento e fortalecimento do músculo e do tendão, restaurando a habilidade natural dessas estruturas e prevenindo o surgimento de lesões futuras.

Para prevenir o surgimento da Tendinite é importante, sempre que possível, evitar movimentos repetitivos. Quando o trabalho ou as tarefas do dia-a-dia exigem a realização desses movimentos, não sendo possível evitá-los, aqueça-se e alongue o corpo em um ritmo lento antes de iniciar as atividades.

Após o tratamento com a Fisioterapia é importante que o paciente adote alguns cuidados para garantir resultados mais eficazes e duradouros. Exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força devem fazer parte do dia-a-dia desse indivíduo, também é importante evitar o sobrecarregamento de apenas um lado do corpo. Vale ressaltar que medidas paliativas como o uso de gelo ajudam a aliviar as dores, mas não são formas de tratamento seguras, em virtude do caráter momentâneo.

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: