Uma lesão no joelho é muito temida pelos atletas e esportistas, principalmente porque diversas patologias podem até impedir a continuação da prática esportiva.
O joelho é composto da articulação do fêmur com a tíbia e do fêmur com a patela. Contém quatro ligamentos caracterizados como cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral, dois meniscos: medial e lateral, cartilagem articular e da membrana sinovial, que produz o líquido para lubrificar as estruturas do joelho. Este membro pode sofrer lesões de diversas formas seja por trauma direto como pancadas ou indireto que é o caso da entorse. Além disso, o joelho ainda corre o risco de sofrer com o seu uso inadequado e excesso de carga.
As lesões que mais acometem o joelho são as ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem). Elas acontecem devido a traumas que são consequências da prática esportiva, ou seja, os atletas tendem a sofrer muito mais com problema dos joelhos.
Uma lesão ligamentar mais comum é o ligamento colateral - medial que está localizado na face interna do joelho. Essa lesão não requer um procedimento cirúrgico e pode ser tratada por meio de exercícios feitos pelo fisioterapeuta.
Outra lesão muito frequente é do ligamento cruzado anterior, sendo constante em jogadores de futebol e artroses do joelho que é provocada pelo desgaste da cartilagem.
O tratamento para essas lesões irá depender de diversos fatores que incluem exames, local da lesão e da intensidade dos sintomas. Mas, em geral, as lesões são diagnosticadas com exames como raio-X e ressonância magnética. O tratamento é associado à fisioterapia. O fisioterapeuta irá trabalhar exercícios para recuperar a musculatura.
Como cuidar dos joelhos?
Se for praticar exercícios físicos é importante ter o acompanhamento de um profissional para indicar as atividades físicas de acordo com as suas características. É importante não sobrecarregar o joelho durante os exercícios.
Uma boa rotina de exercícios que fortalecem a musculatura pode ser uma forma de prevenir as lesões no joelho.
Fonte: http://www.cefisaies.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário