terça-feira, 9 de setembro de 2014

Osteoporose é uma das principais causas de fraturas no quadril

A osteoporose é uma doença silenciosa que raramente apresenta sintomas antes da pessoa sofrer uma consequência grave como a fratura.

A doença consiste na redução de massa óssea, que enfraquece os ossos, ou seja, qualquer trauma que a pessoa sofra pode ocorrer uma fratura na coluna ou no quadril.

Esse problema acomete os idosos, especialmente as mulheres. Uma em cada três mulheres acima de 50 anos terá osteoporose, segundo a Fundação Internacional da Osteoporose. Entre os homens, o índice é de um em cinco. A doença atinge 10 milhões de brasileiros e deve crescer 32% até 2050 no país.
As mulheres sofrem mais com a doença por causa da queda do hormônio feminino estrogênio após a menopausa que é importante para a fixação do cálcio no osso. Com a sua perda, a mulher apresenta uma redução na massa óssea que acelera atingindo 25% do esqueleto que é quando a osteoporose se instala.
O osso acometido pela osteoporose sofre a porose – a formação de poros ou de grandes lacunas entre o tecido ósseo.

No início da doença, o paciente não apresenta nenhum sintoma. Nas fases mais avançadas da doença podem ocorrer fraturas que causam dor e limitação.

FRATURAS NO QUADRIL
Quem tem a doença é suscetível a sofrer fraturas na coluna ou no quadril. As quedas na terceira idade podem provocar fraturas, reduzir a mobilidade do indivíduo e provocar uma complicação silenciosa. As mulheres têm até três vezes mais chances de sofrer quedas.
Vale ressaltar que a osteoporose é a responsável pelo excesso de quebras do fêmur e da bacia, sendo a principal causa de sofrimento, incapacitação e morte precoce em idosos.

COMO TRATAR?
A fratura do quadril necessita de tratamento cirúrgico para alcançar bons resultados.
A cirurgia consiste na fixação interna, com parafusos, pinos, hastes ou com artroplastia (prótese de quadril) parcial ou total.
O tratamento fisioterapêutico é indicado para a reabilitação dos pacientes no pós-operatório.
A fisioterapia consiste em preparar o membro afetado para fazer os primeiros movimentos. Além disso, são realizados exercícios para o fortalecimento muscular, equilíbrio, entre outras atividades para recuperar o movimento e a marcha.

Fonte: http://www.cefisaies.com.br/noticia/

Nenhum comentário: