quinta-feira, 2 de outubro de 2014

6 dicas para potencializar os benefícios do Pilates

Que o Pilates tornou-se um dos métodos de exercício mais populares no mundo a gente já sabe, mas o que fazer para ampliar seus benefícios e incluir o Pilates em nossas atividades cotidianas?

O método Pilates trabalha para fortalecer o centro, alongar a coluna, construir o tônus ​​muscular e aumentar a consciência corporal e flexibilidade.

Atitudes cotidianas podem potencializar os resultados e benefícios do Pilates.

Mesmo que você pratique Pilates por uma hora todos os dias, você não obterá os melhores resultados se você tem maus hábitos posturais durante todo o resto do seu dia. Por isso é preciso aprender com o método Pilates e transportar para as suas atividades cotidianas o aprendizado.

Dica 1

Espreguiçar: Faça o Alongamento do Gato (Basic Cat Stretch). Comece o seu dia com um alongamento que vai proporcionar maior circulação saguínea e o relaxamento da musculatura que pode estar rígida no começo do dia. O alongamento do gato é um bom exercício para executar pela manhã, porque é muito seguro e suave e não colocar pressão desnecessária sobre a sua coluna que ainda está rígida.

Dica 2

Pense que existe uma corda a puxar você para cima a partir da parte de trás do topo da sua cabeça. Essa é uma dica simples que pode ajudá-lo a mudar o seu corpo de forma dramática. A combinação desse exercício cotidiano com uma rotina regular de Pilates vai fazer com que você tenha um alinhamento apropriado para o resto do seu dia. Tente lembrar e sempre que estiver de pé imagine que a parte de trás do topo de sua cabeça está sendo puxada para cima, é uma atitude simples que trará benefícios enormes para sua postura.

Dica 3

Mantenha os ombros relaxados e puxando para baixo: inconscientemente estamos sempre enrigecendo e encolhendo nossos ombros e este é um dos maus hábitos mais comuns, principalmente para quem trabalhar em uma mesa ou computador o que piora ainda mais seu efeito sobre a postura. Relaxe os ombros, mantenha a postura da dica 2 enquanto puxa seus ombros para baixo. Durante um tempo você executará essa dica como um exercício, mas com o tempo, acabará incorporando a postura e realizando inconscientemente. Isso fará maravilhas para seu pescoço e aquela tensão que sentimos nos ombros e pescoço vai ficar no passado.

Dica 4

Lembre-se de respirar profundamente. Tome um momento do dia para respirar profunda e lentamente. A maioria das pessoas usa apenas cerca de metade de sua capacidade pulmonar, tente mudar isso com esse exercício cotidiano. Faça o teste, guarde 5 minutos para respirar profundamente por dia, pode ser ao deitar ou mesmo durante um banho quente, você vai ampliar sua capacidade de oxigenação, esse oxigênio extra vai ser captado e transmitido á todas as suas células, e você vai se sentir revigorado. Este estilo de respiração além de relaxante e renovador, é bom para sua saúde pois ao respirar profundamente e esticar bem a musculatura das costelas, você vai liberar a tensão muscular das costas.

Dica 5

Obter um apoio lombar, use um travesseiro pequeno ou almofada para apoiar a lombar no trabalho e no seu carro: uma almofada lombar suporta a sua parte inferior das costas e ajuda a manter a coluna reta e neutra de tensões desnecessárias enquanto você trabalha e dirige. Lembre-se que a postura inadequada é a razão número um para dor nas costas. Basta colocar uma almofada na parte de baixo das costas e você pode sentir a sua postura melhorar sem muito esforço! A maioria das dores nas costas é devido a postura defeituosa porque sentamos de forma incorreta.

Dica 6

Caminhe do jeito certo. Imagine que você é uma supermodelo em uma passarela. Quando você caminha pela rua, pense em andar com um passo longo e leve, iniciando o movimento a partir dos quadris e bumbum, e não apenas dos joelhos. Envolva todo o seu corpo no seu caminhar, não coloque a pressão apenas nos joelhos e pés. Isso vai distribuir melhor o peso durante suas caminhadas e evitar sobrecargas nos pés e joelhos diminuindo a sensação de pernas e pés casados.

Fonte: Hai Pilates

Nenhum comentário: