sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Conheça opções para substituir o açúcar

Muito tem sido dito sobre o açúcar e os riscos de seu consumo para a saúde. Afinal, ele é mesmo tão perigoso? Estudos recentes apontaram que a ingestão de açúcar em doses consideradas anormais pode fazer tão mal para o organismo quanto o consumo de álcool, e em alguns casos pode ser usado como uma muleta emocional, uma descarga para as ansiedades do dia a dia, podendo causar dependência, e por conta disso tem sido comparado até ao cigarro. Os prejuízos do consumo excessivo do açúcar para a saúde vão desde diabetes, até a obesidade e todas complicações advindas dela. Parece difícil resistir, mas nós separamos para você uma lista com os substitutos do açúcar que mais tem tido “sucesso de público”, são eles:

1) MEL: Uma opção clássica para substituir o açúcar, o mel traz ainda muitos benefícios: tem ação antimicrobiana, calmante e possui muitos minerais e substâncias antioxidantes. Hoje existem, inclusive, opções de mel de origem orgânica. Importante: crianças menores de 1 ano não devem consumir mel, pois não possuem defesa suficiente contra os esporos de uma bactéria que causa o botulismo, e pode estar presente no mel.

2) STEVIA: é um adoçante natural que não eleva os níveis de açúcar no sangue tão drasticamente quanto o açúcar ao ser consumido. É vendido em pó ou líquido e tem um poder de adoçar até 300 vezes maior que o do açúcar. Os adoçantes à base de stevia podem parecer muito caros quando comparados aos adoçantes artificiais, mas por sua grande capacidade de adoçar, ele rende bem mais.

3) AGAVE: é de origem mexicana e tem a coloração parecida com a do mel, porém com uma textura diferente. É uma ótima fonte de minerais e tem um poder de adoçar bem maior do que o do açúcar. É encontrado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados em forma de néctar.

4) AÇÚCAR MASCAVO: Para quem não tem diabetes, o açúcar branco pode ser substituído pelo açúcar mascavo. Que é o açúcar obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais – como cálcio, magnésio, potássio e fósforo – que o açúcar branco.

5) SUCRALOSE: é elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar. Apesar de não conter nutrientes, ela não tem os efeitos prejudiciais do açúcar, já que não altera a taxa glicêmica. Os adoçantes de mesa feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem substituir o açúcar branco no preparo de alimentos quentes e frios.

6) AÇÚCAR ORGÂNICO: é cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. Isso garante que o alimento seja mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo. No entanto, seu consumo também deve ser moderado, já que também aumenta a taxa glicêmica no sangue.

Lembramos que estas são opções naturais e de mais fácil adaptação e aceitação para substituir o açúcar, mas que também devem ser consumidos com moderação, pois também podem elevar a taxa glicêmica e causar aumento de peso. Pessoas que tem diabetes devem consultar um nutricionista antes de substituir o açúcar, para verificar qual a melhor opção. Além de substituir o açúcar é importante que você adote uma dieta equilibrada e evite o consumo de alimentos industrializados. Aliando, essas mudanças de hábito a sessões de Pilates ou alguma atividade física, você estará conquistando dia após dia mais saúde e bem estar!

Fonte: Hai Pilates

Nenhum comentário: