sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dificuldade para emagrecer nem sempre resulta de problema na tireoide

Tentativas em vão para emagrecer pode ser problema nos hormônios ou hipotireoidismo, certo? Nem sempre, saiba que ganhar peso devido a tireoide pode ocorrer, mas justifica apenas menos de 5% dos casos de sobrepeso, de acordo com Cristina Magro, médica endocrinologista da Unimed Costa Oeste. Isso porque, com esta disfunção, algumas substâncias se acumulam nos tecidos e retêm líquido ao mesmo tempo em que diminui a filtração dos rins. “Com isso, a pessoa pode adquirir de três a seis quilos, mas sem ganho de gordura, apenas de líquidos”, observa.

A tireoide

A tireoide fica no pescoço, logo abaixo do “pomo-de-adão”, mais visível nos homens. Neste local, há uma glândula regida pela hipófise, que secreta hormônios para todo o organismo, um deles o TSH, que estimula a produção de Triidotironina (T3) e Tiroxina (T4). “Quando esta produção é insuficiente, ocorre o Hipotireoidismo, que deixa o corpo mais lento e desacelera o metabolismo, o que resulta na dificuldade de perder peso”, observa Cristina. Outros sintomas são: aumento do cansaço, músculos mais sensíveis, unhas fracas e pouca concentração.

Na mulher

Segundo a médica, as mulheres são mais afetadas pelas disfunções tireoidianas. Ou seja, de acordo com a médica, em um grupo com dez pessoas diagnosticadas com Hipotireoidismo, apenas um é homem. Os casos, por sua vez, são mais frequentes em mulheres acima dos 30 anos, porém, podem ser acometidas em qualquer idade. “As causas podem ser genéticas”, destaca Cristina.

O que ocorre com frequência, conforme relato da endocrinologista é um diagnóstico tardio, por confundir os sintomas com o estilo de vida: alimentação deficiente, sedentarismo, trabalho em excesso, que podem resultar em situações similares aos problemas na tireoide. “Desanimo, câimbras, queda de cabelo, pele ressecada, irregularidades no ciclo menstrual e sensibilidade exagerada ao frio, são alguns indicativos do Hipotireoidismo”, explica.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/vida

Nenhum comentário: