segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O que é labirintite?

Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.
As causas podem ser trauma ou lesão à sua cabeça ou na orelha, infecções bacterianas: Se for encontrado em estruturas próximas, como o ouvido médio, alergias, abuso de álcool,tumor benigno no ouvido médio, certos medicamentos tomados em doses elevadas, hereditariedade, associadas aos sintomas de ATM, DTM e ESTRESSE.

Todas essas causas estarão sempre relacionadas ao labirinto, responsável nas funções da audição e do equilíbrio. Fica incrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.

A parte anterior do labirinto (cóclea) relacionada com a audição. A parte posterior (um conjunto de três canais chamados de semicirculares) relacionada com o equilíbrio.

A estrutura que liga a cóclea ao aparelho vestibular é chamada de vestíbulo, onde começa o labirinto.

Dentro do labirinto ósseo existe um labirinto membranáceo, imerso em um líquido conhecido por perilinfa. No vestíbulo, o labirinto membranáceo divide-se em duas pequenas estruturas, como se fossem bolsas: o utrículo e o sáculo. O labirinto membranáceo é preenchido por um líquido, chamado de endolinfa.

As informações sobre o equilíbrio e a audição chegam ao cérebro através dos nervos vestibular e coclear, respectivamente.
Por este motivo os sinais e sintomas são vertigem, náuseas, vômitos, perda de equilíbrio, dor de cabeça leve, zumbido, perda da audição estes sintomas são freqüentemente provocado ou agravado pelo mover a cabeça, sentar, rolar, ou olhar para cima e podem durar dias ou até mesmo semanas.

Muitos indivíduos que apresentam tais sintomas como a tontura também pode referir outros sintomas como ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, tinido, sensação de “sopro” no ouvido), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos e agudos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental. Isso acontece devido à relação entre o sistema do equilíbrio com a audição e outras funções do sistema nervoso central.

Na verdade, o termo correto a ser usado é “labirintopatia” (para designar as afecções do ouvido interno ou labirinto) e não labirintite, cujo significado correto é a inflamação ou infecção do labirinto, o que é uma manifestação bastante rara. Muitos profissionais também usam o termo “Vestibulopatias” (para designar as afecções que acometem qualquer parte do sistema vestibular ou sistema de equilíbrio) esses dois termos são mais adequados.

Sintomas de origem muscular/ligamentar, como tonturas e vertigens, atrapalham muito, devido ao receio que a tontura volte a aparecer, a qualquer momento, podendo prejudicar bastante também suas atividades profissionais.É aí que entra a fisioterapia em auxílio aos medicamentos indicados pelo médico otorrino. Por meio de exercícios, conhecido como REABILITAÇÃO VESTIBULAR, ou seja, exercícios de reabilitação do equilíbrio.

A reabilitação vestibular é uma opção terapêutica cujo objetivo é restaurar o equilíbrio do individuo que sofre de patologias que agridem o sistema vestibular de maneira simples e eficaz.

Trata-se de uma série de exercícios físicos realizados com acompanhamento médico que tem como objetivo “reeducar” o organismo a ter equilíbrio.

É realizado por meio de um programa composto por exercícios, com os objetivos no geral: 

  • Reduzir tontura e sintomas visuais;
  • Melhorar o equilíbrio estático e dinâmico (quando caminhando);
  • Aumentar os níveis de atividade durante o dia-a-dia.

Esses exercícios incluem:
  • Coordenar movimentos de cabeça e olhos;
  • Estimular o sintoma da tontura para desta forma desensibilizar o
  • sistema vestibular;
  • Melhorar as habilidades para manter o equilíbrio e caminhar;
  • Melhorar resistência muscular.
  • Porém devemos lembrar que os exercícios vão variar dependendo de cada tipo de lesão vestibular e de seus sintomas associados.

Fonte: Portal Fisioterapia (adaptado)

Nenhum comentário: