Lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla são doenças auto-imunes, onde as próprias células do organismo começam a atacar seus tecidos e órgãos saudáveis. Há mais de oitenta doenças auto-imunes, cada uma com sua própria sintomatologia e características únicas. Lúpus e Artrite tem sintomas muito semelhantes: articulações doloridas e inflamadas, cansaço extremo, ansiedade e sentimento de depressão. Quem diria que o Pilates seria um método de exercício indicado para auxiliar no tratamento dessas doenças, que envolvem dor articular, sensação de perda de movimento entre outros sintomas.
Pessoas com esclerose múltipla apresentam ainda alguns problemas diferentes, como perda de força muscular, a sensação de fraqueza, e da perda da coordenação e do equilíbrio. Todas estas três doenças tem um sintoma principal que consiste basicamente em uma só palavra: dor. O que torna a vida de quem sofre com estas doenças mais complicada e pode tornar a vida cotidiana muito mais desafiadora, tanto física como psicologicamente.
E como o Pilates pode ajudar?
Quando seus músculos e articulações doem, a última coisa que você gostaria de fazer é se movimentar. No entanto, um programa de exercícios apropriado é um dos melhores tratamentos para todos as três doenças. Acredite, inatividade e sedentarismo causa mais dor e desconforto em seu corpo. Os músculos tornam-se fracos, apoiando menos as articulações e fazem com que as articulações fiquem mais instáveis, o que causa ainda mais dor. Articulações em desuso (enquanto estão enrijecidas e dolorosas), reduz a amplitude de movimento que também aumenta consideravelmente a dor. A falta de exercício também tem sido relacionada com o estresse e o cansaço geral do seu corpo que torna mais difícil lidar com todos os sintomas dessas doenças. Um programa de exercícios traz muitos benefícios, trazendo melhoras de corpo e espírito, o que pode reduzir o stress, a fadiga e a dor.
Pilates é uma ótima forma de exercício para os pessoas que sofrem com lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla porque Pilates é um exercício de baixo impacto, muito suave e gentil, e que respeita os limites individuais por apresentar exercícios graduais e progressivos. Nesses casos, os exercícios de Pilates deve ser ensinados, de preferência por um Fisioterapeuta, os instrutores de Pilates, em geral, não costumam ter bastante experiência nestas condições em particular e como eles afetam as articulações, músculos e o controle neuro- muscular é importante ter toda orientação necessária. Até porque você não pode simplesmente ensinar uma pessoa que tem dor e inflamação nas articulações devido a lúpus e artrite reumatoide, ou que tem problemas de coordenação e equilíbrio devido á Esclerose múltipla da mesma forma que os seus clientes regulares de ginástica, que buscam Pilates apenas esteticamente.
Se você tem uma destas doenças, dê uma chance ao Pilates, agende uma aula experimental e comece o quanto antes a experimentar os benefícios do Pilates. O Espaço Físio Pilates oferece aulas individuais e em grupo. Venha nos visitar.
Fonte: Hai Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário