sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Diferentes tipos de lesão que acometem o quadril


Diferentes tipos de lesões podem acometer o quadril, devido a sobrecargas ou impactos. Quando há suspeita de dor no quadril, pode ser que seja coluna, devido à ligação de ambos, ou joelho. Pelo menos isso é o que demonstra uma revisão de estudos de 2010, realizado na Universidade do sul da Califórnia. A análise aponta que a perda do controle muscular do quadril pode comprometer a pelve e o tronco, afetando a cinética (energia em movimento) e a cinemática (movimento) das articulações do joelho em vários planos. Além disso, é mais comum que as mulheres sofram com influências no quadril, devido à largura da região ser maior que a dos homens. Com base nas provas apresentadas durante a revisão, os pesquisadores argumentam que os tratamentos e intervenções que abordam deficiências no quadril podem ser benéficos para os pacientes que sofrem com várias lesões dos membros inferiores e do joelho.

“A má postura é uma das principais causas de lesões no quadril, ocasionando desequilíbrios musculares, o que sobrecarrega a lombar. A dor pode irradiar para a coxa, joelho ou virilha. As mais comuns são bursite, tendinite, artrite, estiramentos musculares e contusões“, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC). “Aos primeiros sinais da dor, o ideal é procurar um especialista para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para evitar piores problemas, como a artrose, que degenera a articulação”, completa.

Apesar de serem mais comuns em atletas, as lesões no quadril podem se desenvolver em qualquer pessoa. O que contribui para a incidência é o nível de uso do quadril. Alguns esportes, como a corrida, o futebol e o tênis, por exemplo, exigem mais intensidade de movimento. E quanto mais, maior o risco de lesão.

“O tratamento depende de cada caso, mas normalmente é indicado o uso de medicações, fisioterapia, reeducação postural, infiltrações e manipulações. A estabilidade e a força muscular são importantes para prevenir as lesões. Para amenizar os impactos e melhorar a postura, o ideal é manter a flexibilidade, a força na lombar e no quadril”, comenta Helder Montenegro.

O quadril une a parte superior com a inferior do corpo, é a grande sustentadora, já que suporta todo o peso corporal, permite o movimento do corpo, o equilibra em posturas de pé ou caminhando e protege o sistema reprodutor. Os músculos da região são os responsáveis por essa função. Além deles, nervos e grandes vasos passam por ali.

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: