terça-feira, 4 de novembro de 2014

Veja dicas para evitar a contaminação de bactérias na sua cozinha

Frango na torneira, bactérias na cozinha:

A prática é bem-intencionada: eliminar impurezas do frango cru antes de mandá-lo para a panela. Mas a Food Standards Agency (FSA), agência de segurança alimentar britânica, divulgou um comunicado contraindicando a lavagem. A justificativa é que a bactéria Campylobacter, encontrada nessa carne, passaria por mãos, roupas e pela cozinha toda, chegando até a contaminar outras comidas. Apesar de não existir uma legislação para o controle desse micróbio no Brasil, há estudos apontando que ele também marca presença em nossos frangos. E qual o problema disso? “O contato com a Campylobacter pode causar diarreia, cólicas, dores abdominais e febre”, responde a médica veterinária Graciela Volz Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Para escapar de uma eventual intoxicação, basta cozinhar bem os produtos avícolas. Mas, afinal, como garantir uma cozinha livre de micróbios? Saiba abaixo:

- Limpe bem as tábuas de corte: as de madeira, de difícil limpeza, favorecem a proliferação das bactérias. Por isso, prefira as de plástico. Para higienizar, use água, sabão e esponja. Depois, deixe em solução com cloro por 15 minutos.

- Troque as esponjas: elas podem virar um manancial de micróbios, já que guardam umidade e restos de comida. Por isso, devem ser trocadas toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias, além de bem lavadas diariamente.

- Capriche na limpeza de pias e bancadas de preparo: é desejável limpá-las com água e detergente após cada manipulação de comida e deixá-las sequinhas. Assim, evita-se a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos.

- Cuidado na hora de descongelar os alimentos: tirar a comida do refrigerador e deixá-la em cima da pia incita a multiplicação de bactérias. O ideal é realizar o descongelamento na sua geladeira.

Fonte: Revista Saúde é Vital

Nenhum comentário: