sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A importância da fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que trata e previne distúrbios na funcionalidade do organismo humano por meio de agentes naturais e terapêuticos. Surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação de lesões e patologias que acometem o sistema músculo-esquelético. A fisioterapia atua no pré-cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátricos, geriátricos, neurológicos, clínicas estéticas, entre outras. A fisioterapia é indispensável, pois irá promover a melhora no quadro clínico do paciente, aumentando a qualidade de vida.

A fisioterapia de reabilitação consiste em restaurar os movimentos e funções comprometidas por uma doença ou acidente, diminuir processos inflamatórios, evitar dores, bem como realizar recuperação em fase pós-operatória. Porém, a falta de recursos para contratações de profissionais e aquisição de materiais é uma grande dificuldade para a realização desse atendimento à comunidade, mas nossa cidade disponibilizou uma sala para esse tipo de atendimento.

A fisioterapia é uma área da saúde que experimentou grande evolução nos últimos anos. É uma profissão relativamente nova, seu acesso ainda é limitado a uma pequena parte da população e o conhecimento do que é sua atuação é restrito às pessoas que já necessitaram alguma vez do tratamento. O papel do fisioterapeuta é fundamental, com uma abordagem integral, passando a ter uma atuação na promoção da saúde, prevenção de doenças, trabalhando a qualidade de vida, além da reabilitação.

Esse profissional pode contribuir de diversas maneiras para o atendimento da comunidade, integrando a equipe em todos os programas sugeridos pelo Ministério da Saúde na atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao adulto e ao idoso, e, ainda, criando outras estratégias de atendimento em diferentes patologias. É de extrema importância tornar a fisioterapia acessível a toda população, pois é crescente a quantidade de pessoas na nossa comunidade, que necessitam deste serviço.

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: