sábado, 20 de dezembro de 2014

Os riscos para a saúde em ficar muito tempo sentado

Atualmente, vários estudos já conseguem provar o que muita gente já sentia na prática: passar muito tempo sentado faz mal à saúde. Além de dores e desconfortos, ficar um longo período na posição pode causar inúmeros males.

Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine revelou que ficar mais de 11 horas por dia sentado, seja trabalhando, vendo televisão ou navegando na internet, pode dobrar o risco de morrer dentro dos próximos três anos. A pesquisa tem como base pessoas com mais de 45 anos de idade, mas os jovens também devem começar a se preocupar se preocupar.

Em 2007, a Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos EUA, divulgou pesquisa que analisou a saúde de participantes saudáveis após eles permanecerem durante cinco dias inteiros sentados ou deitados. Após o período, os participantes apresentaram os níveis de colesterol aumentados, desenvolveram hipertensão, deram indícios de problemas cardíacos e resistência à insulina, um fator que pode ligar à postura ao diabetes.

Isso acontece porque nosso corpo não foi projetado para passar horas nesta posição. As mudanças no estilo de vida e nas funções de trabalhos não são compatíveis com o desenho do corpo humano.

Depois de algum tempo sentada, assim que você se ajeita na cadeira, por exemplo, uma série de processos negativos começam a agir no seu corpo. A atividade elétrica dos músculos da perna é cessada, a queima de calorias recua e a quantidade de enzimas que ajudam a quebrar a gordura é reduzida em 90%. Após apenas duas horas na posição, o bom colesterol diminui 20%.

Além de todos os problemas, especialistas afirmam que somente exercícios não são suficientes para amenizar os efeitos. É necessário, antes de qualquer coisa, diminuir o período em que ficamos sentados.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude/os-riscos-para-a-saude-em-ficar-muito-tempo-sentado

Nenhum comentário: