domingo, 25 de janeiro de 2015

Calor aumenta chance de câimbras; veja como evitar

Contrações involuntárias de um ou mais músculos, as câimbras costumam incomodar muito, principalmente durante as atividades físicas. Desidratação e má circulação estão entre as causas das câimbras. Segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, no verão o número de câimbras aumenta.

"Isso acontece porque no calor transpiramos mais e desidratamos facilmente, além de água, neste processo há perda de sais minerais", afirma ele. Durante a transpiração excessiva há perda de grande quantidade de eletrólitos (sais) e é na ausência deles que há desequilíbrio dos fluídos corporais, o que causa as câimbras.

Como Evitar

Para evitar as câimbras, a dica é seguir um cardápio balanceado e dar uma atenção especial à ingestão de frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Outras maneiras de prevenção inclui a hidratação, principalmente antes, durante e depois da atividade física. "Quem se exercita de forma intensa e regular pode recorrer aos isotônicos ricos em sais minerais. Para quem pega mais leve, a água já é suficiente para repor a quantidade de líquido perdida”, completa.

O que fazer a hora?


Segundo o fisiologista, para atenuar a dor da câimbra o indicado é fazer massagem na área afetada em movimento circulares. “Isso promove o relaxamento da musculatura, aliviando a dor", esclarece Barros.

Se as câimbras acontecerem nas pernas, outra dica do especialista é ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos. “Se não conseguir ficar em pé, o melhor é sentar, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos”, ensina.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: