segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RPG é uma das mais eficientes ferramentas da fisioterapia para quem quer se livrar das dores no corpo e praticar uma atividade física

Dores nas costas, no quadril, nos tornozelos, nos ombros... Com certeza, você já deve ter sentido algumas delas. “O corpo funciona em cadeias musculares. Uma lesão em determinado lugar gera compensações em outros. Ou seja, quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando.
“E o sobrepeso é mais um agravante desse quadro”, explica o fisioterapeuta Oldack Borges Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (Reeducação Postural Global). Para aqueles que nunca ouviram falar, RPG é uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etária. Ela trabalha duas vertentes: a reeducação postural e as lesões articulares. O tratamento é individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios orientados pelo fisioterapeuta. “Eu sempre digo que a RPG transforma o impossível em possível porque entendemos que cada indivíduo tem sua fisiologia, o que significa que as patologias se manifestam de formas diferentes. “Por isso, não tratamos a doença e sim o paciente”, enfatiza o fisioterapeuta.

Quem procura o profissional especializado em RPG apenas por uma questão estética – para reeducar a postura, por exemplo – não precisa de indicação médica. Mas se o motivo da visita for alguma lesão, o ideal é que haja acompanhamento médico.
“Independente da queixa, quando os resultados da RPG começam a aparecer, há uma melhora inclusive da auto-estima do paciente”, garante Oldack. Além disso, ele diz que é uma prática que alivia o estresse e melhora a qualidade do sono. No caso do indivíduo obeso, se o problema do sono estiver ligado à respiração ou a fatores músculo-esqueléticos, a RPG também pode ser uma solução.


CAUSA DO PROBLEMA
É na primeira avaliação que o fisioterapeuta identifica a causa do problema.
Para isso ele avalia sete zonas do corpo: cervical, lombar, quadril, joelhos, pés e ombros, além de verificar o fluxo da respiração do indivíduo. “Tudo isso está interligado. Quando há dor tratamos a causa e as consequências e quando não há dor identificamos qual zona está mais afetada da normalidade e a tratamos”, explica Oldack Borges. De acordo com o fisioterapeuta, o tratamento se baseia em 12 posturas progressivas para cada grupo muscular. O paciente assume uma posição que deve ser mantida por um tempo pré-determinado (com o treino, a pessoa se acostuma a ficar no “encaixe” certo por minutos). A postura será indicada de acordo com a patologia do indivíduo, isto é, o método é personalizado. “É importante que a pessoa leve para o seu dia-a-dia as técnicas da RPG. Isso quer dizer pegar peso, passar roupa, caminhar e dormir com a postura correta”, ensina o fisioterapeuta. O tratamento pode durar de um mês a dois anos, com sessões semanais de uma hora.
RPG não é massagem, “Apesar de ser uma terapia manual, o método depende da interação entre fisioterapeuta e paciente para a obtenção de bons resultados”, enfatiza o especialista Oldack Borges.
Além de corrigir a postura e sumir com as dores, a RPG fortalece os músculos responsáveis pelo movimento voluntário do corpo e alonga os músculos da estática, que estão em constante atividade para a manutenção da postura. “Isso quer dizer que a musculatura fica mais protegida contra lesões decorrentes de exercícios físicos, por exemplo,”, destaca Oldack. Porém, mesmo com a prática de RPG, o especialista lembra que exagerar na atividade física pode ser prejudicial à musculatura. “O ideal é que a pessoa caminhe, nade e ande de bicicleta, mas não exagere na intensidade e no tempo da atividade.


DOENÇAS QUE A RPG TRATA:
- Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escolioe (desvio da coluna vertebral), dores cervical e dorsal
- Neurológicas: hérnia de disco e labirintite
- Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite
- Respiratórias: asma e bronquite
- Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos
- Ocular: estrabismo


Fonte: http://www.sbrpg.com.br/publica16.asp

Nenhum comentário: