sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O alinhamento da coluna no Pilates

A prática de exercícios deve ser prioridade para evitar futuros problemas posturais. Pessoas que trabalham horas na frente do computador, em posição de flexão torácica, podem sofrer as consequências por se manterem muito tempo na mesma posição.

O Pilates pode ser uma ótima escolha de atividade física. Além de trabalhar força, alongamento, coordenação motora e equilíbrio, irá desenvolver a percepção e a consciência corporal, trabalhando de forma precisa o alinhamento da coluna ou alongamento axial.

O alongamento axial da coluna provê um ambiente propício para o movimento segmentar da mesma e previne forças compressivas e de deslizamento nos discos intervertebrais, cartilagens etc, o que pode causar patologias à coluna.

Durante as aulas de Pilates o que proporciona o alongamento axial é: 

- O controle do centro, a ativação dos músculos estabilizadores do tronco - a conexão entre o diafragma, transverso do abdome e assoalho pélvico;

- A respiração, o afunilamento das costelas na expiração forçada e a ativação do transverso do abdome.

Para um movimento bem feito, enquanto o mesmo ocorre, o controle do centro e o alongamento axial devem estar presentes. Assim, o tronco estará estável enquanto o mesmo se movimenta ou quando as extremidades superiores e/ou inferiores se movimentam quando o tronco está parado.

Fonte: http://www.portalvertebra.com.br/informativos/pilates/

Nenhum comentário: