quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pilates para uma gravidez saudável

Associado a uma alimentação saudável e balanceada, a técnica do Pilates é capaz de garantir mais qualidade de vida durante e depois da gravidez. Hábitos saudáveis durante esse período ajudam a suportar as diversas alterações hormonais que causam mudanças físicas e emocionais à mulher.

O Pilates é uma técnica bastante recomendada para as mulheres gestantes, à exceção daquelas que estão em um quadro de risco ou que, por orientações médicas após algum tipo de complicação, precisem manter o repouso para evitar um possível agravamento.

O Pilates oferece exercícios de baixo impacto que não causam sobrecargas às articulações e os seus benefícios são variados.

O programa de exercícios do Pilates tem foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, pois nessa fase, em virtude do aumento abdominal, o peso da mulher é deslocado para frente, alterando o seu centro de gravidade, o que aumenta a curvatura fisiológica da coluna e pode causar dores. A técnica promove ainda o fortalecimento e o alongamento suave dos músculos; melhora a concentração, o equilíbrio e a coordenação; alivia a sensação de cansaço através de um trabalho com a respiração; braços e pernas são fortalecidos, gerando maior vitalidade e ajudando a suportar o sobrepeso; tensões podem ser aliviadas, afastando os níveis de ansiedade ou estresse.

O Pilates também beneficia a autoestima da gestante – tão comprometida nessa fase – pois o grande nível de bem-estar adquirido leva a mulher a se sentir bem consigo mesma, apesar de todas as mudanças em seu corpo. Através da técnica é possível evitar ainda a incontinência urinária, por meio do fortalecimento do períneo, além de favorecer o trabalho de parto – ao melhorar a capacidade de estirar e relaxar – e o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização. Movimentos do Pilates são responsáveis por ativar o sistema circulatório, contribuindo para aliviar os inchaços tão comuns dos membros inferiores e as dores.

Vale ressaltar a importância do acompanhamento médico, responsável por liberar a prática do Pilates durante a gestação. O profissional que acompanha a gestante também deve ter consciência de todas as mudanças fisiológicas desse período, tornando as aulas prazerosas e eficazes ao corpo da mulher.

Fonte: www.instpilates.com.br

Nenhum comentário: