quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fisioterapia no tratamento da bursite

A fisioterapia irá atuar para amenizar os sintomas da doença, utilizando-se de recursos físicos e terapêuticos.

A bursite é uma inflamação da bursa (bolsa pequena de líquido que envolve as articulações que serve para amortecer dos ossos, tecidos musculares e tendões), que sucede principalmente nos cotovelos, ombros e joelhos. Ela pode se apresentar na forma aguda ou crônica.

As bursites podem ser apresentadas em decorrência de traumatismos, infecções, movimentos repetitivos, esforço excessivo, gota e artrite. Os sintomas mais comuns desse tipo de inflamação são: dor nas articulações, restrição de movimentos, rigidez e dor ao movimentar-se, inchaço e inflamação.

O tratamento fisioterápico da bursite deve ser realizado diariamente, através de aparelhos anti-inflamatórios e analgésicos, que amenizam a dor e a inflamação. Utiliza-se também métodos de alongamentos e técnicas para o aumento da mobilidade das articulações, o repouso e compressas de gelos são também formar de amenizar a dor e auxiliar no tratamento.

O uso de medicamentos contra a inflamação e dor não estão isentos mesmo com o tratamento fisioterápico, há cura para a bursite levando em média 6 meses para ocorrer. Mesmo após a cura recomenda-se a prática de exercícios e alongamento para que a doença não apareça novamente.

Fique longe do sedentarismo, pratique atividade física e evite dores recidivas.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário: