terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Estabilidade abdominal vs Postura

A maior e mais importante função dos abdominais está longe de ser estética. A estabilização promovida pelos abdominais são de fundamental importância para a boa postura e consequente prevenção (e tratamento ) das dores na coluna.

Um dos principais elementos da boa postura é possuir uma musculatura abdominal forte, capaz de dar sustentação à coluna e à pelve. A região central do corpo é considerada o centro de força, e graças ao desenvolvimento dessa área, podemos gerar força, controle e estabilidade do tronco, que terão efeito extremamente positivo sobre todos os movimentos.

A boa postura é o alinhamento vertical do corpo. É importante porque o alinhamento correto permite ao corpo movimentar-se com eficiência. Para obter esse alinhamento vertical do corpo, os músculos, os ligamentos, os ossos e as articulações precisam funcionar todos em conjunto no intuito de conservar o equilíbrio, realizar os movimentos e manter o corpo organizado.

Para restaurar a boa postura devemos pensar em corrigir os desequilíbrios musculares, ou seja, alongar o que esta curto e fortalecer o que esta fraco, melhorando assim a mobilidade das articulações.

Há quatro músculos abdominais que se encontram dispostos em torno da parte anterior, posterior e lateral do tronco, entre a caixa torácica e a pelve, e que se entrelaçam em direções distintas. Embora todos sejam dotados de funções específicas, eles também trabalham em conjunto para manter a postura e dar início aos movimentos.

O Pilates ativa toda a região do core, que inclui os músculos abdominais (reto, oblíquos e transverso), da região lombar, dos quadris e sustenta a coluna.

Fonte: vemcomelas.com.br; Coluna sem dor

Nenhum comentário: