quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Lesão no menisco: cirurgia nem sempre é a melhor opção

Quem já sofreu um problema no joelho, principalmente quando se trata de uma ruptura do menisco, acredita que a única solução para recuperar os movimentos é fazer uma cirurgia. Mas, dependendo da lesão todo o tratamento pode ser feito com o auxílio das técnicas da fisioterapia.

Em alguns casos, o menisco pode sofrer uma carga excessiva, torção ou um movimento brusco, quando isso ocorre é natural que o paciente se queixe de dor intensa no local, sensação de falseio, dificuldades para apoiar o pé no chão, limitação dos movimentos e bloqueio da articulação. Além disso, eles também podem ser acometidos pelo processo degenerativo (desgaste) e romper-se sem uma causa aparente.

Os meniscos tem a função de amortecedores dos joelhos e ficam entre ossos da tíbia e o fêmur ajudando para que não ocorra um atrito. 
Para diagnosticar a lesão do menisco, o médico pode recomendar exames físicos como testes e manobras específicas, exames complementares como radiografia simples, ressonância nuclear magnética para confirmar a ruptura.

COMO É FEITO O TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA?

O tratamento na fase aguda pode ser realizado com aplicação de gelo no local para aliviar a dor, recursos analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. 
Entre os recursos utilizados na fisioterapia está a eletrotermofoterapia, que utiliza um laser de baixa intensidade e terapia combinada com objetivo de alívio da dor, diminuição da inflamação e relaxamento muscular.

Outras técnicas como protocolo de correção biomecânica, fortalecimento muscular, treino sensório-motor e também são realizadas durante as sessões. 
Geralmente, após algumas sessões de fisioterapia, o paciente já tem um controle da dor, consegue se movimentar e colocar o pé no chão.
Vale ressaltar que todos esses tratamentos devem ser acompanhados por um fisioterapeuta.

Fonte: O joelho

Nenhum comentário: