sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Pilates e hidratação

Como vimos anteriormente, a alimentação pode influenciar o modo como você realiza os seus treinos em Pilates. Principalmente agora, com as altas temperaturas do verão brasileiro, é preciso prestar bastante atenção na sua alimentação para que a prática de exercícios não prejudique sua saúde.

Também vimos que a água é muito importante não somente para quem pratica Pilates, mas para todo e qualquer pessoa que deseje ter uma saúde plena. Neste post falaremos algumas funções da água quando você faz atividades físicas, como por exemplo nos treinos de Pilates.

Para entender porquê a água é tão importante para o seu corpo, principalmente quando você se dispõe a realizar atividades físicas, basta lembrar que nosso corpo é feito de aproximadamente 60% de água. Pensando nisso, não fica difícil de entender porque é importante beber água e manter o corpo hidratado.

A água que você ingere facilita sua digestão. Ela ajuda na formação da saliva e do suco gástrico, que possuem importante papel na sua digestão. Além disso, com as altas temperaturas do verão, algumas pessoas sofrem com inchaço. 

Na maioria das vezes esse inchaço vem da retenção de líquido pelo sal que ingerimos. No entanto, se você possui uma hidratação adequada, seu corpo não retém sódio e assim você escapa dos inchaços.

Além de diminuir ou até mesmo evitar os incômodos inchaços, a ingestão de água produz em nosso corpo outros efeitos muito benéficos, tais como melhora da aparência da pele, cabelo e unhas.

O consumo de água também serve para reduzir infecções em nosso organismo, regular nossa temperatura corpórea e desintoxicar nosso corpo. A água auxilia a eliminar através da urina e do suor, todas as toxinas que ingerimos, seja pela respiração ou pela ingestão de alimentos ou outros hábitos não muito saudáveis, como por exemplo o fumo.

Outro benefício de consumir água e se manter bem hidratado é o rendimento em atividades físicas. Isso ocorre porque para as fibras musculares trabalharem bem, sem riscos de cãibras ou outras lesões, é necessário que estas fibras estejam bem lubrificadas. E adivinhe quem faz esse importante papel, de lubrificar suas fibras musculares? Acertou quem disse a água!

Agora que você já sabe a maioria dos benefícios da ingestão de água de modo que seu corpo esteja sempre hidratado, não se esqueça de levar uma garrafinha de água aos treinos e procure reutilizar a embalagem todas as vezes que você for treinar. Dessa forma você garante um corpo sadio e bem hidratado e ainda ajuda a conservar o meio ambiente, reduzindo a produção de lixo caso descartasse cada garrafinha utilizada. :)

Nenhum comentário: