sexta-feira, 27 de março de 2015

Chá-mate ajuda a emagrecer e a combater o diabetes

O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. Esta erva tem sido preparada como bebida desde a época pré-colombiana no Paraguai, Argentina e Brasil. No século XVI, os espanhóis provaram a adoraram o alimento.

Outras espécies de ervas também são comercializadas como se fossem a erva mate, são elas: Ilex argentina, Ilex dumosa, Ilex brevicuspis, Ilex taubertiana, Ilex theezans, Ilex pseudobuxus entre outras.

Além da versão em chá, a erva mate também pode ser consumida de outras formas.

Chimarrão: elaborado por meio da infusão de folhas e ramos, possui um gosto amargo e costuma ser consumido no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
Tererê: feito com água fria na cuia e consumido principalmente na região centro-oeste do Brasil e no Paraguai
Mate cozido: preparado com folhas secas e moídas da erva-mate em saquinhos ou saches e costuma ser consumido na Argentina ou no Paraguai.

Entre os nutrientes da erva-mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas.

As metilxatinas aumentam o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono e estimulam a queima de gordura. Já os compostos fenólicos tem uma ação antioxidante e ajudam a combater o diabetes. Enquanto as saponinas são substâncias com efeito anti-inflamatório que auxiliam na redução do colesterol.

PRINCIPAIS NUTRIENTES DO CHÁ-MATE

Chá-mate - 1 litro (recomendação diária) 
Calorias -  30 kcal
Proteínas - 0 g
Lipídeos -  1 g
Carboidratos -  6 g
Cálcio -  10 mg
Magnésio -  20 mg
Manganês -  2,7 mg
Potássio -  50 mg
Vitamina B1 (Tiamina) -  8,9 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP (convertida para a porção de 1 litro).

Confira qual é a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que o chá-mate carrega em um litro da bebida:

741% de vitamina B1 (tiamina)
117% do manganês
7,6% de magnésio
1% de cálcio.

*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

O chá-mate possui vitamina B1. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

A bebida ainda é fonte de manganês, magnésio, potássio, ferro, crômio, cobre, zinco e níquel que são interessantes para a saúde humana devido à sua importância no metabolismo e desenvolvimento do organismo.

O chá-mate ainda é rico em cafeína. Este nutriente é um estimulante com capacidade de aumentar o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono. Por ter efeito termogênico, ela ainda estimula a queima de gordura, ajudando no emagrecimento.

Os principais componentes químicos da erva-mate são: metilxantinas (cafeína e teobromina), que auxiliam no emagrecimento e tem ação diurética, os compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante e saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório e colerético (promove a produção de bile).

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário: