sexta-feira, 6 de março de 2015

Dor no pulso: tendinite causada pelo WhatsApp afeta quem exagera nas mensagens

Para onde quer que se olhe, pelo menos uma, mas geralmente mais pessoas estão com os olhos voltados para a tela do celular. O hábito é acompanhado pela movimentação rápida dos dedos sobre a tela. Os cotovelos se mantêm dobrados e a cabeça fica voltada para baixo. Uma postura mantida constante por tanto tempo só poderia trazer prejuízos à saúde.

TENDINITE NOS PUNHOS E POLEGARES

“É muito comum hoje às pessoas ficarem horas no celular, digitando no WhatsApp, sempre realizando movimentos repetitivos e sem intervalos”, explica o ortopedista Mauricio Marteleto, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). De início, surge uma dor discreta na região, mas com o tempo ela pode aumentar. “Poderá haver uma inflamação dos punhos que se manifesta com dor nesse local que depois irradia por toda a musculatura que está ao redor”.

WhatsAppite

O ortopedista conta que, no ano de 2014, o termo “WhatsAppite” foi cunhado por uma médica espanhola ao atender uma paciente com fortes dores no pulsos que não tinha histórico de traumas, mas passou 6 horas do dia de Natal respondendo mensagens pelo aplicativo. “Ela fazia movimentos contínuos com as mãos e os polegares para enviar as mensagens” descreveu a médica Inés Fernandes-Guerrero.

COMO TRATAR TENDINITE

“A primeira coisa que a pessoa deve fazer é parar de fazer o movimento, evitando forçar a musculatura e os tendões”, recomenda Mauricio. “Em segundo lugar ela deve combater o quadro doloroso, resolvendo a inflamação em vez de criar uma inflamação crônica”. É importante consultar o médico e evitar a automedicação para tendinite no punho, que tende a piorar o problema.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: