quinta-feira, 5 de março de 2015

Artrose e os Benefícios que o Pilates pode Proporcionar

Artrose ou osteoartrose é o nome dado ao processo de degeneração (deterioração) da cartilagem, fazendo com que aja uma diminuição, podendo chegar à perda total, do espaço existente entre os ossos das articulações.

Cartilagem articular ou cartilagem hialina é uma estrutura que está presente nas extremidades ósseas das articulações. Tem como funções garantir o deslizamento das superfícies articulares entre si de maneira suave e sem atrito, suportar as pressões pelas articulações e a distribuir de maneira uniforme as pressões intra-articulares.

A artrose pode surgir em qualquer articulação, sendo as mais comuns: os dedos, os ombros, os quadris, os joelhos (também chamadas de gonartrose) e a coluna vertebral (também conhecidas como “bico de papagaio”), principalmente nas regiões cervical e lombar, por terem maior mobilidade.

A dor é um sintoma marcante nos pacientes com artrose que pode ser de intensidades variadas dependendo do estágio da patologia, da época do ano, uma vez que se torna mais aguda nos dias de baixa temperatura conforme observam a maioria das pessoas. Além disso, pode-se ter uma crepitação audível (rangido) ou apenas palpável; sinais de inflamação como aumento da temperatura local e edema; dificuldades de realizar movimentos com a amplitude completa.

Como o Pilates pode ajudar no tratamento?

Dentre os recursos terapêuticos da fisioterapia, o profissional devidamente habilitado, pode lançar mão do Método Pilates, para reabilitação desse paciente. Os exercícios devem sempre respeitar as limitações de cada um, como a amplitude e dores articulares, e a intensidade da resistência das molas a ser vencida quando forem utilizados os aparelhos ou faixas elásticas. É importante que o grupamento muscular em torno da articulação envolvida seja alongado e fortalecido na intenção de diminuir o contato entre as superfícies ósseas e, consequentemente, a pressão intra-articular e a dor.

No Pilates há vários exercícios que podem ser realizados sem sobrecarga, favorecendo com isso, a articulação atingida e facilitando a execução do movimento sem desconforto. O profissional deve está sempre atento e corrigir, sempre que necessário, a postura do aluno evitando compensações desnecessárias que podem prejudicar tanto a articulação em questão como qualquer outra.

Fonte: Fisioweb

Nenhum comentário: