segunda-feira, 6 de abril de 2015

Potássio: qual a importância para nosso organismo?

O Potássio é uma substância encontrada em alimentos vegetal e animal, esse mineral é importante para a nossa saúde. Potássio é um mineral que ajuda a desempenhar várias funções do organismo como regular os batimentos cardíacos, eliminar o excesso de sódio do sangue (que aumenta a pressão), relaxamento muscular e liberar insulina do pâncreas. A falta de Potássio ou escassez no organismo pode provocar vários problemas de saúde. Numa diarreia, por exemplo, o corpo perde minerais importantes, entre eles o Potássio que precisa ser reposto porque o equilíbrio dessa substância ajuda a amenizar os sintomas.

Os níveis de sódio e Potássio devem estar em harmonia no organismo para o seu correto funcionamento. Excesso de potássio pode causar problemas assim como o excesso de sódio.

É claro que reduzir o sal nas refeições é importante, no entanto estudos recentes têm mostrado que aumentar o consumo de potássio na alimentação é igualmente significativo para diminuir os riscos de hipertensão. O potássio é encontrado em uma grande variedade de alimentos, incluindo: frutas (bananas, laranjas, melão, morangos, abacate e tomates); proteínas (frango, linguado, atum e lentilha); vegetais (batata branca e batata doce com pele, espinafre, abóbora, couve); laticínios (leite desnatado ou semi-desnatado e iogurte) e oleaginosas (sementes de girassol e amêndoas).

Pequenas quedas nos níveis de potássio normalmente não trazem complicações, mas uma deficiência prolongada (hipocalemia) pode ser fatal. Enquanto o desequilíbrio de sódio e potássio na dieta pode ser um fator, também pode ser um resultado de vômitos e diarreia, isso excessivo de diuréticos, excesso de suor e distúrbios alimentares. Entre as consequências a longo prazo estão a hipertensão arterial, a arritmia cardíaca, dores musculares e fraqueza, constipação e fadiga.

Embora evidente que há poucos riscos de consumirmos potássio em excesso (não existe um Nível Máximo de Ingestão Tolerável), problemas ocultos como doenças renais podem levar ao excesso de potássio no sangue (hipercalemia), o que pode contribuir para sérios problemas de saúde também.

Pesquisas recentes mostram que o potássio também pode ajudar a proteger contra a perda óssea, tanto em mulheres quanto em homens. Mantendo uma dieta diária equilibrada com proteínas, frutas, vegetais, laticínios com pouca gordura e gorduras saudáveis garante que você consuma adequadamente suas necessidades de potássio.

Cuide da sua saúde, tenha uma alimentação balanceada!

Fonte: Revista Pilates; facebook Dicas de saúde

Nenhum comentário: