domingo, 5 de abril de 2015

Orégano diminui desejo por sal e combate a hipertensão

O orégano é aliado no combate contra a hipertensão. Ao acrescentar a erva no preparo de pães, as versões mais salgadas se tornam as menos preferidas.

Quantas vezes você já escutou que trocar o sal por ervas ajuda a evitar o aumento da pressão arterial? Pois em um estudo conduzido na Universidade de São Paulo a nutricionista Patrícia Villela confirmou que essa manobra realmente dá certo. Ela recrutou 120 voluntários jovens e idosos, uns com hipertensão e outros com a pressão normal. Em um primeiro momento, a especialista ofereceu a esse pessoal três tipos de pão francês – a diferença entre eles era o teor de sódio. Em geral, quem já tinha a doença preferiu a opção mais salgada do trio. Mas, quando Patrícia incluiu orégano na receita do alimento, a história mudou. Ao provar os produtos feitos com a especiaria, os participantes apontaram o pão com menos sódio como o melhor de todos. “Os voluntários acharam a versão com orégano mais saborosa”, conta Patrícia. Ainda de acordo com ela, qualquer diminuição no uso de sal, por menor que seja, já é vantajosa. “Afinal, recomenda-se o consumo de até 5 gramas, e o brasileiro utiliza cerca de 12”, ressalta.

Outros temperos que dão sabor sem elevar a pressão

Salsinha: com poder diurético, ela é superversátil. Experimente com sopas, saladas, carnes, molhos, arroz e por aí vai.
Coentro: conhecido por ser um ótimo digestivo, cai muito bem na preparação de peixes.
Louro: inclua-o no feijão sem pestanejar. O louro ajuda a combater a formação de gases e a sensação de peso no estômago.
Manjericão: originário da Índia, ele é perfeito para compor os molhos das massas.
Alecrim: dá para utilizar tanto os ramos como suas folhas nas receitas. Combina com diversos tipos de carne.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário: