Eles surgiram para combater as pragas que atacavam as plantações e hoje são regra na agricultura: são os agrotóxicos, nome dado aos pesticidas, hormônios, adubos químicos e herbicidas usados nas culturas de vegetais e até de alimentos como o café, açúcar e mel.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto e descobrir quais são os alimentos que mais têm agrotóxicos:
Perigos dos agrotóxicos
Na mira de um mundo cada vez mais preocupado com alimentação saudável, os agrotóxicos, apesar de serem classificados como seguros, são alvo cada vez maior de acusações de diversos problemas de saúde.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seu uso constante leva a degradação de recursos naturais e do meio ambiente.
Sua utilização excessiva e intensiva tem efeito cumulativo em nosso organismo, podendo causar de intoxicações agudas (como dor de barriga, dor de cabeça e alergias) até problemas como paralisias, intolerâncias alimentares, câncer e problemas neurológicos.
Importante: os agrotóxicos não podem ser "lavados" dos alimentos. Desinfetar frutas e verduras antes de comer é essencial para eliminação de bactérias e micro-organismos nocivos, mas não elimina o agrotóxico, que já faz parte da composição do alimento que foi pulverizado durante todo o ciclo de crescimento.
O que fazer?
A alternativa que mais vem ganhando força é a opção pelos orgânicos, alimentos que são livres de quaisquer agrotóxicos. Contudo, nem sempre é possível consumir exclusivamente orgânicos --seja pelo preço mais elevado ou pela dificuldade de encontrá-los. Como escolher os não orgânicos então?
Minha dica é preferir os orgânicos quando se trata de alimentos que comemos crus, como folhas e tomate e os alimentos que consumimos com casca como maçã e abobrinha, já que os agrotóxicos costumam ter maior concentração na casca (apesar de estarem no alimento inteiro).
Vale também dar uma olhada na lista abaixo evitá-los:
- Tomate - é o campeão de agrotóxicos, recebe mais de 30 pulverizações ao longo de seu crescimento.
- Morango, uva, figo, mamão papaia, pera, goiaba, pimentão, abobrinha e berinjela - como são delicados, acabam sendo mais frágeis frente a pragas, ou seja, recebem doses maciças de agrotóxicos
- Frango criado de forma confinada - a maioria dos frangos e ovos comercializados em larga escala são criados em confinamento e recebem grande quantidade de hormônios e antibióticos. Prefira o frango e os ovos orgânicos.
A dica final é evitar frutas e verduras fora de época - para conseguir uma produção fora de sua sazonalidade natural são usados mais agrotóxicos, portanto prefira comprar seus alimentos na época certa.
Fonte: Bolsa de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário