sábado, 20 de junho de 2015

4 alimentos que eram considerados vilões, mas na verdade são mocinhos

1 - Margarina

A margarina ocupou o posto de substituição saudável da manteiga durante muitos anos. A manteiga é derivada da gordura animal, enquanto a margarina vem da gordura vegetal.

A gordura vegetal foi vendida como mais saudável, ainda mais por estar associada a algo realmente nutritivo como os vegetais, muito embora um não tenha nada a ver com o outro.
A margarina nada mais é que óleo vegetal em estado sólido, mas, para que isso aconteça, a margarina leva uma série de aditivos químicos que vão para dentro do nosso corpo, enquanto a manteiga leva apenas um ingrediente: o creme de leite. Por isso, olhe o rótulo para não ser enganado.

Embora a manteiga tenha sido considerada vilã por conter gordura saturada, que se consumida em grandes aumenta os níveis de colesterol ruim, ela é um produto muito mais natural para a nosso corpo que a margarina. A mesma gordura da manteiga está presente no leite, no queijo e na carne vermelha, alimentos que fazem parte de qualquer dieta balanceada.

A dica é sempre a mesma: se consumida com moderação, a manteiga não apresenta nenhum risco à saúde.

2- Chocolate

Antes de tudo, é preciso entender que o chocolate, do mesmo modo que manteiga, é um produto feito com uma substância natural, o cacau, e que apresenta diversos benefícios à saúde. Muitos estudos já comprovaram que comer de 1 a 2 tabletes de chocolate amargo por dia ajuda a retardar o envelhecimento das células por apresentar grandes quantidades de antioxidantes e flavonoides. No entanto, não basta sair por aí comprando qualquer barra de chocolate.

A primeira regra, que não vale só para o chocolate, mas para qualquer produto industrializado, é ler o rótulo: os ingredientes de qualquer rótulo estão sempre em ordem decrescente, ou seja: o primeiro ingrediente da lista é o que está em maior quantidade. Então se o primeiro ingrediente do chocolate for açúcar, pode passar longe.

Procure os chocolates que contenham a porcentagem de cacau a partir de 60% no rótulo. O que quer dizer que 60% do produto é cacau e os outros 40% são açúcares.

3 - Café

O café acabou virando vilão por causar gastrite e levar ao vício. No entanto, isso só acontece com quem ultrapassa a quantidade de três xícaras por dia e exagera no açúcar, muitas vezes a pessoa é viciada em açúcar e não em cafeína. Tomar quantidades moderadas de café por dia, principalmente puro, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, além de melhorar a concentração.

Fique esperto também com o adoçante no café, não é só porque não engorda que não apresenta riscos à saúde. Portanto não importa com o que você for adoçar o seu café, é preciso maneirar nas quantidades.

4 - Ovo

Se tem um alimento que foi injustiçado pelas revistas de dieta, é o ovo. Do mesmo modo que manteiga, o “medo do ovo” se dá pelo medo do colesterol que há dentro dele, ignorando uma série de benefícios que este alimento pode trazer à saúde.

É preciso saber que o colesterol é uma substância naturalmente encontrada no nosso corpo, extremamente necessária para o organismo. A chave é sempre manter o equilíbrio entre o colesterol bom e o colesterol ruim e não fugir de tudo que “tem colesterol” sem saber exatamente o que isso significa.

O ovo é uma rica fonte de proteínas, já que contém todos os aminoácidos essenciais, além de ferro; ácido fólico, que ajuda no combate à anemia; fósforo; vitamina A, importante para a saúde dos olhos; vitamina B6 e B12, que fortalece o sistema nervoso e auxilia a produção de sangue pelo organismo.

Na hora de comprar, prefira o ovo caipira, as galinhas que botaram esses ovos se alimentaram de forma mais natural e saudável, além de apresentar menos riscos de contaminação por salmonela. Quanto mais alaranjada for a gema, melhor.

Não há mal nenhum em comer dois ovos em um dia, contanto que você não faça isso 7 dias por semana. Mais uma vez, o bom senso e o equilíbrio são a regra.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: