sexta-feira, 19 de junho de 2015

Veja 13 alimentos que contêm gordura trans

Os Estados Unidos anunciaram que os produtos que possuem gordura trans em sua composição deverão ser retirados do mercado nos próximos três anos. A decisão foi da FDA, agência americana que controla drogas e alimentos.

No Brasil não há uma legislação deste tipo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, impôs uma norma válida desde 2006 que exige que os rótulos dos produtos indiquem a quantidade de gordura trans. Estão isentos dessa apresentação alimentos com quantidade inferior a 0,2 g por porção -- ou seja, um alimento pode até conter uma certa quantidade de gordura trans sem indicação no rótulo, e estar em conformidade com a regra da Anvisa.

O G1 ouviu especialistas que explicam o que é a gordura trans e citam 13 alimentos que podem ter esse tipo especial de gordura.

O que é a gordura trans?
É um tipo de gordura que passa por um processo chamado de hidrogenação catalítica, responsável por transformar óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente.

Para que serve?
É utilizada para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar o tempo de conservação de alguns produtos.

Fazem mal à saúde?
Sim. De acordo com o médico cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 25% do colesterol presente no sangue vem dos alimentos que consumimos (o restante é produzido pelo fígado).

Segundo o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, consumir diariamente acima de 1,4 g de gordura trans pode favorecer a formação de doenças cardiovasculares, já que ela eleva os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade (em inglês LDL), e diminui o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade (em inglês HDL).

O LDL provoca entupimento das artérias e é responsável por episódios de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infartos.

O Brasil tem alguma legislação que regula o uso de gordura trans?
Não. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, publicou resolução que regula a rotulagem de produtos alimentícios. Alimentos diversos que têm no máximo 0,2g de gordura por porção são considerados “livres de gorduras trans”.

Como evitar a gordura trans?
Segundo o nutrólogo Durval Ribas, o ideal é olhar o rótulo do produto e verificar a presença da substância entre os ingredientes.

Veja abaixo 13 alimentos que podem ter gordura trans, segundo os médicos ouvidos pelo G1, e, por isso, convém checar o rótulo ao comprar:

- margarina
- mistura de bolo pré-pronto
- lasanhas congeladas
- cobertura para bolos
- sanduíches de fast food
- batata frita industrializada
- coxinha
- pizza congelada
- biscoito recheado
- salgadinhos de pacote
- pipoca de micro-ondas
- sorvete
- nuggets de frango

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: