quarta-feira, 22 de julho de 2015

Acupressão é técnica de cura pelas mãos

Acupressão é uma técnica chinesa de cura pelas mãos. Assim como outras terapias orientais, busca tratar o corpo de forma holística.

Como funciona a acupressão

A medicina moderna, especialmente a Ocidental, vê o corpo por partes. Ou seja, o coração, o pulmão, o estômago e assim vai. Já a medicina Oriental tende a ver o organismo como um conjunto. Por exemplo: uma dor de cabeça não precisa necessariamente ter origem na cabeça. Ela pode ter como causador os ombros, o fígado, os pés. Entre as técnicas milenares usadas para tratar o paciente com dor crônica, está a acupressão, que, assim como a acupuntura, tem origem na China.

A acupressão nada mais é do que a pressão com as mãos dos 14 pontos de energia do corpo, também chamados de meridianos. Os chineses chamam a técnica de Tuiná e a praticam há mais de 4 mil anos. Alguns mestres chegam a pressionar alguns pontos com a unha ou com uma colher como forma de promover uma medida de autoajuda. Na Índia, a técnica é aplicada em conjunto com o Reiki.

A intenção é tratar a origem da doença fazendo com que a energia flua continuamente por todos os meridianos e desbloqueie qualquer ponto que esteja deficiente. Isso feito apenas com a força das mãos, que varia de acordo com a doença a ser tratada e a força exercida pelo profissional.

Quando procurar a acupressão

Os benefícios podem ser conquistados numa infinidade de condições. Algumas delas são:

- Náuseas provocadas devido a cirurgias, raquianestesia, quimioterapia e cânceres
- Dores generalizadas ou apenas de cabeça ou costas
- Artrite
- Ansiedade e depressão
- Estresse e tensão
- Cólicas menstruais.

Na gestação

Acupressão pode ser uma boa alternativa durante a gestação, já que o uso de medicamentos é bem limitado. Nos primeiros três meses de gestação, quando a mulher sofre de enjoos constantes e depois dos sete meses quando as dores nas costas já são praticamente insuportáveis, a técnica pode trazer qualidade de vida para as mamães. A acupressão também pode ajudar a regular o intestino, uma das angústias das gestantes, mas pode provocar contrações. Sempre siga as recomendações do seu terapeuta.

Quando não se deve recorrer à técnica

Por ser uma técnica que envolve a pressão sobre os músculos e articulações, a acupressão não é recomendado em caso de pessoas que tenham câncer nos ossos ou tumores salientes. Isso porque a doença pode se agravar após as massagens.

Pacientes que sofrem de artrite reumatoide, artrite, osteoporose, lesão na coluna ou outras doenças ósseas também não devem ser submetidos a essa técnica chinesa.

Mesmo que você não tenha nenhuma dessas doenças, mas perceba que as pressões feitas durante as sessões estejam causando efeitos colaterais, não hesite em conversar com seu terapeuta. Toda terapia alternativa deve lhe fazer bem - e não causar desconforto.

Tipos de massagens

A técnica tem vários métodos de massagens que podem ser praticadas, e cada uma delas tem uma finalidade definida. Como exemplo, podemos citar a pressão firme, que é a forma mais comum da técnica. A pressão firme consiste em apertar os polegares e as palmas das mãos sem nenhum movimento.

Essa massagem é usada para estimular um ponto ou para alívio da dor. No caso do "slow motion", o objetivo é aliviar os sintomas de rigidez, constipação, dor e espasmos. Nessa massagem, os polegares e os dedos médios “amassam” a músculo de forma contínua e vagarosa.

Fonte: vivomaissaudavel.com.br

Nenhum comentário: