domingo, 5 de julho de 2015

Pilates laboral

Você já ouviu no Pilates Laboral? A Fisioterapeuta Tamine Abdalla Ávila especialista no assunto, falou sobre na Revista Pilates. Confira!

A ginástica laboral é uma técnica antiga e bem conceituada dentro das empresas. Ela visa prevenir e diminuir a incidência de lesões relacionadas ao ambiente ocupacional. Além disso, proporciona benefícios físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais ao trabalhador, aumentando a qualidade de vida e gerando melhorias no ambiente de trabalho e na produtividade da empresa.

Todo programa de ginástica laboral deve proporcionar uma mudança individual, que resultará em benefícios coletivos a partir de melhorias no ambiente ocupacional. Embora já comprovados os benefícios da ginástica laboral, observa-se resistência de alguns trabalhadores perante a prática. Na tentativa de reverter esse quadro, as empresas buscam estratégias bem estruturadas para garantir a motivação e, consequentemente, uma maior participação voluntária.

Com o intuito de reverter esse quadro de desmotivação e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores, a inserção do método Pilates nas empresas surge como uma técnica inovadora e altamente eficaz. O método é um programa completo de condicionamento físico e mental e consiste em exercícios diferenciados que trabalham vários grupos musculares, alongando e fortalecendo ao mesmo tempo.

O interessante é que a atividade pode ser desenvolvida atendendo as necessidades e as condições físicas de cada praticante. Os exercícios de solo são realizados em diferentes posições (supino, prono, decúbito lateral, quadrúpede, sentado, ajoelhado ou em pé), evitando sempre o impacto ou a pressão sobre os músculos e articulações, por meio do equilíbrio entre a contração muscular concêntrica e excêntrica.

Os acessórios utilizados na prática do solo permitem simular movimentos funcionais, facilitam ou desafiam o trabalho dinâmico em uma postura correta com o objetivo de trabalhar o equilíbrio e propriocepção. Juntamente a isso, existe o trabalho respiratório, que desenvolve os músculos inspiratórios e expiratórios durante a prática, favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios acessórios e relaxamento muscular global.

Ainda há algumas resistências dos empresários quanto a utilidade da técnica laboral, mas alguns profissionais liberais estão levando este benefício para dentro dos escritórios e a melhora é perceptível em poucos meses.

Entre os praticantes do Pilates Laboral nota-se uma redução de tensões e da fadiga muscular. Além de bem estar físico e mental, alívio do stress, melhora da capacidade de concentração, da postura e da disposição para o trabalho. Em contrapartida, a empresa se beneficia da redução do absenteísmo e da procura ambulatorial pelos colaboradores.

Existe uma crescente busca pelo aumento na qualidade de vida e quando se consegue alinhar um bem estar com o ambiente laboral o resultado é sempre benéfico a curto e, principalmente, a longo prazo.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: