segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pilates e cãimbras

Muitos pessoas reclamam de cãimbras durante as aulas de Pilates, em determinados exercícios. A cãimbra é uma contração muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia ou hipotassemia (baixo teor de cálcio e potássio no sangue, respectivamente), ou por baixa oxigenação.

Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, falta energia suficiente para relaxá-lo e o músculo entra em contração prolongada. Isso ocorre no Pilates quando utilizamos um músculo que não estamos acostumados para realizar certos movimentos, e o músculo não tem força ou resistência suficiente para o mesmo.

Quando não chega oxigênio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia precisa ser gerada de forma anaeróbia, por meio de um processo que libera ácido lático. O ácido lático em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.


O que fazer quando a cãimbra aparecer

O ideal é fazer o movimento contrário ao espasmo muscular, ou seja, alongue o músculo que estiver doendo. Se a cãimbra está “puxando” uma articulação para a flexão, alongue em extensão e vice-versa.

Mas sempre é melhor prevenir do que remediar, não é? Uma forma de prevenir as cãimbras é melhorar a capacidade de oxigenação muscular durante uma atividade física; e a melhor maneira de resolver isto é aumentando o seu condicionamento físico. A prática de exercícios regulares supervisionados é a melhor forma de garantir um bom funcionamento do sistema musculoesquelético e se livrar das cãimbras.

É claro que em situações de deficiência crônica de cálcio e potássio (diagnosticadas por exame de sangue), comer alimentos ricos nesses nutrientes, como derivados de leite e banana ajudam. Mas a atividade física é o melhor remédio!

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: