terça-feira, 1 de setembro de 2015

Osteopatia no tratamento da cervicalgia crônica

A cervicalgia acomete cerca de 55% da população adulta em alguma fase da vida, com maior incidência no sexo feminino. Geralmente está relacionado com a idade e atividade ocupacional. Quando se torna crônica, freqüentemente associa-se a problemas psicológicos, sociais e trauma físico. (Goldenberg 2003).

O pescoço controla os movimentos da cabeça em relação ao resto do corpo e quando são submetidos a sobrecargas, tensionam , diminuindo o fluxo sanguíneo para a região, gerando dor, que pode irradiar para os ombros e até causar dores de cabeça, (cefaléia tensional). Má postura, apertamento dentário (bruxismo), má posição ao dormir, colchão muito mole, travesseiro muito baixo ou muito alto e fatores emocionais, como o estresse, podem causar esse tipo de dor. A cervicalgia pode, assim sendo, ter profundas conseqüências.

Como a Osteopatia pode eliminar as dores no pescoço?

A Osteopatia é uma forma de tratamento recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que faz parte de um conjunto de manobras que pertencem ao acervo da pratica da terapia manual, uma especialidade praticada por fisioterapeuta, em que os instrumentos de trabalho são suas mãos. A osteopatia busca fazer uma analise da causa da dor, através de uma avaliação detalhada e utiliza técnicas especificas para cada problema encontrado, liberando as zonas de tensões musculares, articulares e do tecido conjuntivo, gerando alivio e eliminação de dores e melhoras da função global do corpo. As técnicas manipulativas são, geralmente, uma forma de tratamento seguro, e um número crescente de pacientes são tratados com manipulações e a maioria expressa um alto grau de aceitação e satisfação com tais procedimentos. (SWENSON,2003).

Fonte: Viva Fisioterapia

Nenhum comentário: