sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Problemas de coluna causados pelo uso de celular e como evitá-­los


Amigo inseparável da maioria da população mundial, o celular está intimamente ligado aos problemas de coluna. O celular tornou-­se mais um vilão da coluna e tem levado muitas pessoas aos hospitais e clínicas de reabilitação.

Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos, revela que 79% da população, com faixa etária dos 18 aos 44, ficam com o celular por perto 22 horas por dia. Usar nosso aparelho celular por tanto tempo interfere na saúde da coluna, uma vez que a cabeça fica quase que predominantemente posicionada para o chão e o correto é a cabeça levantada e a coluna ereta, com o peso todo equilibrado.

A dor surge porque o peso está descompensado, seria como se uma criança de 8 anos estivesse sentada em nosso pescoço! Esse fenômeno ficou conhecido como “text neck” (pescoço de texto) e tem como sintomas:dor de cabeça crônica, dor nas costas, nos ombros e no pescoço e mudança na curvatura da espinha.


O Text Neck pode se agravar e, em alguns casos, pode causar uma dor aguda conhecida como nevralgia occipital: condição neurológica em que os nervos occipitais (que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo) ficam inflamados e/ou lesionados e pode ser facilmente confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.

A osteopata americana Lola Phillips diz que o problema surge “quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele.”


A prevenção é a melhor solução, mas aqui vão algumas dicas de como amenizar os problemas de coluna e dores de cabeça ligadas ao uso intenso de aparelhos eletrônicos:
Segurar o celular na altura dos olhos;
Fazer intervalos para se distanciar de celulares e computadores;
Realizar alongamentos durante o dia;
Fazer exercícios físicos.

Fique atento, pois a falta de cuidados pode ocasionar deformidades nas estruturas vertebrais, antecipar lesões discais e provocar artroses. Caso uma dor de cabeça aguda ou problemas de coluna apareçam, busque um médico. Não deixe o tempo passar, porque o problema pode piorar muito.

Nenhum comentário: