Especialistas explicam que, quando o objetivo é perder peso, mais importante que o intervalo entre as refeições é a quantidade de calorias ingeridas. Ou seja, não adianta comer de 3 em 3 horas se forem consumidos os alimentos errados.
Porém, com refeições mais seguidas e um cardápio balanceado, é possível garantir o bom funcionamento do organismo e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento. Tudo depende da combinação de outros hábitos saudáveis, além do tempo entre uma refeição e outra.
Por que comer de 3 em 3 horas?
Acredita-se que, com um intervalo menor entre as refeições, a pessoa coma porções menores e acelere o metabolismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências científicas de que esse procedimento diminua os riscos de engordar.
Para o endocrinologista Rafael Fantin Sik, comer de três em três horas não garante o emagrecimento, mas pode ajudar. “Com fome, alimentamo-nos mais rápido e com uma maior tendência a escolher alimentos hipercalóricos, não dando tempo suficiente para os hormônios da saciedade e da redução do apetite agirem. Então, acabamos comendo mais calorias do que deveríamos”, explica.
Quando o organismo fica muito tempo em jejum, por pular refeições ou ingerir menos calorias que o necessário, o corpo entende que deve fazer uma reserva energética para suportar longos intervalos sem comida. Essa reserva, muitas vezes, acaba contribuindo para o acúmulo das indesejadas gorduras localizadas.
Além disso, ficar muito tempo sem comer também é um fator de risco para o cansaço, pois, como a reserva de energia do corpo é armazenada por cerca de três horas, após esse período ela é absorvida e o organismo procura outra fonte, retirando energia dos músculos. Isso faz com que a pessoa perca massa magra e fique mais cansada.
Porém, além de comer a cada três horas, evitando-se um intervalo muito grande entre as refeições, é importante também controlar a quantidade de calorias ingeridas. De nada adianta alimentar-se mais seguidamente se forem consumidos alimentos errados.
Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário