domingo, 29 de novembro de 2015

Conheça a nutrição funcional - rumo a uma alimentação equilibrada

A nutrição funcional aborda, previne e trata distúrbios alimentares, que podem gerar doenças diversas. Estes desequilíbrios têm a sua origem numa alimentação inadequada, no ar que respiramos, na água que bebemos, nos exercícios que praticamos ou mesmo numa alteração de emoções.

O equilíbrio do organismo depende dos alimentos que ingere. Neste sentido, a nutrição funcional trata as causas e não apenas os sintomas da doença. Estuda uma série de desordens que ocorrem no corpo, e que vão desde problemas gastrointestinais a problemas emocionais, passando por desequilíbrios nutricionais, inflamatórios e neurológicos.

Através da mudança de hábitos e da adição de suplementos alimentares, a nutrição funcional procura resolver as causas do problema. O Gabinete de Saúde tem ao seu dispor uma profissional de nutrição, que a aconselha sobre o que deve ingerir e quais as horas mais corretas para se alimentar. Não se esqueça de que começar o dia com um pequeno-almoço equilibrado é muito importante para manter um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável requer uma alimentação equilibrada

É importante saber comer e dar relevância ao que se come, porque uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável. Com os avanços da nutrição, saber comer passou a ser uma ferramenta poderosa na melhoria da qualidade de vida.

A rotina adotada pela sociedade moderna não permite que o tempo dedicado à alimentação seja muito, prejudicando a qualidade do que se ingere. Isso leva, não só a um aumento significativo do peso, mas também ao surgimento de doenças, como a hipertensão e a diabetes.

Uma alimentação equilibrada ajuda a diminuir o stress, melhora o humor e facilita o controlo do peso. Se uma nutrição for praticada corretamente vai melhorar o rendimento físico e a saúde do cidadão.

Ao utilizar o termo nutrição funcional, está a referir-se a uma sequência de processos que ocorrem no organismo e que englobam a ingestão de alimentos, digestão, absorção dos nutrientes, metabolismo e evacuação. Estes processos permitem ao organismo manter as suas funções vitais.

A importância da nutrição no desporto

A nutrição funcional é fundamental para o sucesso do desportista. A saúde do um atleta é beneficiada se este adquirir um comportamento alimentar adequado ao exercício que pratica. Uma incorreta hidratação e proporções inadequadas de massa gorda podem ter consequências negativas no desempenho do atleta.

Para o atleta alcançar o sucesso desejado, a nutrição deve ser inserida no plano de treinos. O desportista não deve praticar uma alimentação equilibrada apenas antes da competição ou da prática de um desporto intenso, mas sim diariamente. Isto vai melhorar o seu rendimento nos treinos.

Um desportista não deve ter em conta apenas a quantidade de alimentos que ingere, mas também o momento em que estes são ingeridos. Uma alimentação incorreta pode impedir o atleta de atingir o seu máximo potencial e ter implicações para a sua saúde.

Alimentação incorreta como causadora de doenças

A alimentação incorreta ou insuficiente causa doenças, como a anemia, raquitismo e avitaminose. Estas doenças nutricionais são originadas por uma alimentação incorreta e o seu tratamento passa por uma alimentação equilibrada, harmoniosa e adequada.

Existe um vasto grupo de doenças que se curam exclusivamente com a alimentação. Neste grupo, estão incluídos os distúrbios do aparelho digestivo e a carência de vitaminas.

Depois de analisar os sintomas que o organismo manifesta, pode prescrever-se uma alimentação com finalidade terapêutica. Um estado emocional alterado pode provocar doenças como a bulimia, onde o individuo se alimenta em exagero e depois provoca o vómito para evitar ganhar peso, ou a anorexia, um distúrbio nervoso caracterizado por uma rígida dieta alimentar. Se ambas as doenças não forem tratadas a tempo, podem levar à morte.

Fonte: Gabinete de Saúde

Nenhum comentário: