O Shiatsu é uma técnica de massagem originária do Japão, que tem como caraterística básica a aplicação de pressão – principalmente dos polegares – em determinados pontos do corpo. Os pontos de pressão utilizados no Shiatsu são conhecidos por «meridianos», numa alusão à Medicina Tradicional Chinesa e à Medicina Tradicional Japonesa, que acreditam na existência de fluxos de energia ao longo do corpo. Os meridianos utilizados nas massagens de Shiatsu são os mesmos seguidos durante as sessões de acupunctura. Ainda segundo a medicina oriental, a ocorrência de complicações de saúde está intimamente relacionada com perturbações com o fluxo de energia do corpo. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a cada meridiano existente no corpo humano corresponde um órgão. Assim, as massagens de Shiatsu, através da aplicação de pressão, propõem-se restabelecer o normal fluxo da energia. Ao utilizar os mesmos pontos de pressão da acupunctura, o Shiatsu é assim uma alternativa ideal para quem tenha aversão a agulhas.
Patologias tratadas através do shiatsu
As massagens de Shiatsu são utilizadas com sucesso no tratamento de algumas das patologias mais comuns da atualidade, entre as quais:
- Citalgia: citalgia é o nome técnico da dor ciática, um tipo de dor provocado pela inflamação do nervo ciático. Este tipo de dor, normalmente, afeta a zona inferior das costas e a zona das ancas, podendo no entanto estender-se até aos pés. As causas mais comuns para a inflamação do nervo ciático são as hérnias discais, a estenose espinhal e o síndrome piriforme. No entanto, a citalgia pode também ser provocada por problemas posturais ou pela prática insuficiente de exercício físico.
- Lombalgia: a dor lombar é um dos problemas mais comuns dos nossos dias e afeta o bem-estar e a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Numa parte significativa dos casos, a lombalgia é provocada por problemas posturais, ou seja a adoção de posições incorretas na realização de diversas tarefas diárias, como sentar ou pegar em objetos pesados.
- Dorsalgia: a dorsalgia é um tipo de dor nas costas, situada entre a região lombar (inferior) e a região cervical (superior). Carateriza-se por provocar limitações em diversos movimentos. A sua origem podem ser de origem traumática, postural ou metabólica.
- Dores musculares e articulares: este tipo de dor está na base do mal-estar de milhões de pessoas em todo o mundo e, em casos incapacitantes, pode mesmo chegar a ser motivo para o absentismo laboral.
- Problemas digestivos: o shiatsu pode ajudar a resolver problemas digestivos como a azia, gastrites e aerofagia.
- Depressão, ansiedade e stresse: são cada vez mais comuns as queixas deste tipo de problemas, muito associados ao estilo de vida acelerado típico das sociedades ocidentais. A aplicação de pressão em pontos-chave pode trazer alívio dos sintomas de qualquer um destes problemas.
- Enxaquecas: as enxaquecas são um tipo de dor de cabeça, que se carateriza por uma sensação de pulsar num dos lados da cabeça ou mesmo em ambos. As enxaquecas podem ser um problema incapacitante, por vezes até acompanhado pela ocorrência de vômitos e náuseas.
Fonte: Gabinete de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário