sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Conheça as causas das dores torácicas

As dores torácicas podem ser causadas por várias situações, menos graves como o stress, ou muito graves como um ataque de coração.

O que se deve fazer

As dores torácicas são um dos sintomas mais difíceis de interpretar. As causas da dor podem variar de problemas menores, tais como a indigestão e o stress, às emergências médicas, tais como um ataque de coração e embolia pulmonar.

Tal como todas as dores súbitas e inexplicáveis, a dor no tórax pode ser um sinal de alerta e deverá procurar ajuda médica imediatamente.

Use esta informação para ajudar a determinar se a sua dor torácica corresponde a uma situação de emergência médica:

O ataque de coração

O ataque de coração ocorre quando uma artéria que fornece oxigênio ao músculo do coração é obstruída. Um ataque cardíaco causa, geralmente, uma dor no tórax por mais de 15 minutos. Contudo, pode também ser silencioso e não revelar nenhum sintoma em particular. Aproximadamente metade das vítimas de ataque cardíaco apresentam sintomas que advertem para esta situação. Estas advertências podem acontecer horas, dias ou semanas antes da ocorrência do infarto.

O sintoma que melhor e mais cedo prevê um ataque cardíaco pode ser a dor recidivante no tórax, provocada por grandes esforços mentais ou físicos e aliviada pelo descanso.

Sinais de advertência de um ataque de coração

Consciencialize-se que pode não apresentar todos estes sintomas, e estes podem ir e vir. Os mais comuns são:
a pressão incomoda no centro do tórax que dura mais do que alguns minutos;
dor que irradia aos ombros, pescoço ou braços;
desmaios, suores, náuseas ou falta de ar.

Procedimentos

1. Contacte imediatamente o serviço de emergência médica mais próximo. Se viver numa cidade, peça a alguém para o levar ao hospital - pode ser mais rápido. Se suspeitar que está a ter um ataque cardíaco não conduza;

2. mastigue uma aspirina. A mastigação acelera a absorção;

3. se a pessoa estiver inconsciente, o médico pode recomendar que faça uma respiração cardio-pulmonar (RCP).

A embolia pulmonar

A embolia é uma acumulação de material estranho, geralmente um coágulo de sangue, que obstrui a artéria. A morte do tecido ocorre quando o tecido irrigado pela artéria obstruída é danificado pela perda repentina do sangue.

A embolia pulmonar descreve o que ocorre quando um trombo - originado nas veias da perna ou da pelve - se aloja no pulmão.

Os sintomas da embolia pulmonar incluem
  • dor repentina no tórax, que começa ou piora com a respiração profunda ou tosse, e é frequentemente acompanhada por falta de ar;
  • dificuldade respiratória repentina e inexplicável, sem dor;
  • taquicárdia;
  • ansiedade.

Se suspeitar de embolia pulmonar contacte imediatamente o serviço de emergência

A pneumonia com pleurisia

Um sintoma frequente da pneumonia é a dor torácica acompanhada de arrepios, febre e tosse com expectoração hemoptóica (sangrenta).

Se a pneumonia ocorre em simultâneo com uma inflamação da pleura, pode sentir dificuldade ao inspirar ou ao tossir. Trata-se de uma pleurisia. Um sinal de pleurisia é uma dor na caixa torácica que é temporariamente aliviada ao suster a respiração ou ao aplicar pressão sobre a área dolorosa do tórax.

Consulte um médico se a dor torácica for acompanhada de tosse, febre ou arrepios. Pleurisia, em si, não é, no entanto, um caso de emergência médica.

Dores da parede do tórax

Uma das variedades mais comuns e inofensivas de dores da caixa torácica é a dor na parede do tórax. Pode corresponder a uma dor do tipo costocondrite. A costocondrite consiste numa dor e na fragilidade da cartilagem que liga as costelas ao esterno. Facilmente, se fizermos pressão sobre alguns pontos ao longo da margem do esterno, podemos verificar uma notável fragilidade e suavidade destas pequenas áreas. Se a pressão do dedo que efectuar este teste aumentar a dor, pode-se concluir que a causa desta não é um ataque cardíaco.

Outras causas de dores da parede do tórax incluem:
  • Músculos doloridos, por tosse excessiva;
  • Músculos doloridos, por um trauma menor.
Fonte: http://www.instituto-camoes.pt

Nenhum comentário: