quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dor no joelhos pode ser condromalácia patelar ou síndrome femoropatelar

Dores nos joelhos acompanhadas de pontadas ou pressão na hora de correr, subir ou descer escadas pode ser um sinal de uma lesão chamada de condromalácia patelar. O problema é caracterizado pelo amolecimento da cartilagem da patela que impossibilita a pessoa de andar, dobrar os joelhos ou esticar a perna.

As mulheres entre 15 e 40 anos e os atletas são os que mais sofrem com a lesão.

Os sintomas são dor intensa e estalos na região do joelho na hora de fazer agachamentos ou movimentos que envolvam a flexão das pernas como subir as escadas.

Ao sentir os sintomas, é importante procurar um especialista para fazer o diagnóstico que é feito por meio de um exame clínico, radiografia e ressonância magnética. Se a lesão não for tratada, o problema pode se agravar e mudar de nível. Existem 4 graus de degeneração da cartilagem:

1º grau: amolecimento da cartilagem associado ao edema subcondral (condromalácia);

2º grau: fissuras na cartilagem, menores que 1,3cm;

3º grau: fissuras maiores ou iguais a 1,3cm;

4º grau: fissuras que chegam até o osso;

No grau avançado, o paciente pode sofrer um grande desgaste da cartilagem, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.
Nos casos menos graves, o tratamento é baseado em fisioterapia, anti-inflamatório e viscosuplementação (injeção de substâncias no joelho para melhorar a nutrição da cartilagem).

Para não sobrecarregar o joelho, evite exercícios de flexão de joelho, use tênis com amortecedor e faça fortalecimento dos músculos da coxa e quadril. 

Fonte: Ojoelho

Nenhum comentário: