quarta-feira, 2 de abril de 2008

É possível praticar o método Pilates em casa?

Escrito por Aline Costa Franco Bortolazzo, Fisioterapeuta, formação internacional no método Peak Pilates, na cidade de Berlim, e membra da Associação Brasileira de Pilates. Proprietária do estúdio Espaço Físio Pilates em Osasco - SP.
Pilates é um método que existe a mais de 50 anos, criado pelo alemão Joseph Pilates e conhecido também como "arte do controle" ou “contrologia”. Todos os exercícios, para Joseph Pilates, baseiam-se no fortalecimento e alongamento muscular, por isso ele já dizia na época: “Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é considerado um velho. Porém, se este tem 60 anos ou mais e é provido de flexibilidade e força, pode se considerar um jovem.”
Em pouco tempo, o Pilates está se tornando comum na vida das pessoas e tendo cada vez mais adeptos todos os dias. Trata-se de uma série de exercícios completos, que sempre visam a trabalhar o corpo como um todo, sem causar lesões, dor, cansaço ou, até mesmo, aquela sensação de desconforto e fadiga muscular após uma atividade física. Justamente isso é o que a maioria das pessoas procura, exercitar-se de forma completa, de maneira que não somente o corpo, mas também a mente seja trabalhada.
Muitas pessoas já ouviram falar no Pilates e em seus benefícios e até desistiram de freqüentar as tradicionais academias, aderindo ao método assim que realizaram a primeira aula. Em um ano de experiência com o Pilates, percebo que os alunos que começam a praticá-lo sentem rapidamente seus benefícios. Relatam que, em um primeiro momento, sentem um alivio imediato das tensões, um relaxamento muscular e diminuição da ansiedade e do estresse. Dizem não trocar o método por nenhuma outra atividade física.
Hoje em dia, as pessoas no mundo todo estão se tornando mais esclarecidas quanto à importância de praticar uma atividade física para que se possa levar uma vida feliz e saudável. Manter-se em boa forma significa um trabalho árduo, pois a falta de tempo e o corre-corre do dia-a-dia, principalmente com relação ao trabalho, representam barreiras nesta corrida contra o tempo.
Por motivos, como tempo, dinheiro ou comodidade, algumas pessoas compram livros, buscam vídeos que demonstrem de uma forma fácil e rápida como praticar o Pilates em suas próprias casas. Perguntaram-me, certa vez, se depois de algum tempo praticando o Pilates com um instrutor, seria possível realizar sozinho em casa os exercícios. Por vários motivos, isso não seria o ideal, pois o método exige que se tenha um determinado controle dos movimentos e alinhamento postural. Esses dois preceitos devem atuar em conjunto com a respiração cadenciada. Existe uma técnica para a execução dos movimentos, e, se o individuo não tem uma boa consciência corporal, não conseguirá realizar de forma correta os exercícios propostos.
Além disso, não existem dois corpos iguais. A reação que um corpo pode ter frente aos movimentos executados por modelos de revistas ou DVDs depende do grau de preparação de quem está realizando os exercícios. O indivíduo pode achar que está “treinando” de forma correta, mas corre um sério risco de se machucar, adquirir uma lesão, uma torção brusca ou uma distensão muscular, em vez de se sentir bem com os benefícios que o método traz. Desta forma, prejudicará a saúde de seu corpo.
Todas as aulas de Pilates têm um nível indicado para cada praticante. Os movimentos descritos nos livros apresentam o mesmo problema, pois o praticante não tem como saber a qual nível pertencem os exercícios propostos, além de não contar com a enorme vantagem de ter alguém para orientá-los e dizer-lhes a maneira mais correta e saudável de realizar movimentos com qualidade.
No entanto, as pessoas podem também se beneficiar do Mat Pilates, que segue todos os conceitos do tradicional Pilates com aparelhos, com a diferença de que os exercícios são executados no chão. Uma vertente do Pilates mais popularizada, na qual se utilizam outros acessórios, como bola, arco, faixas elásticas, além de contar com a força do próprio corpo e da gravidade. Entretanto, exige-se uma maior consciência corporal. O corpo precisa estar em harmonia e em contração muscular global. O Mat Pilates é uma opção mais acessível àqueles que preferem poupar um pouco a pagar uma aula de Pilates utilizando todos os equipamentos.
Um nova opção vem tomando lugar nos condomínios residenciais, com aulas de Mat Pilates para grupos, oferecidas por profissionais qualificados e formados no método. Uma maneira de se exercitar sem sair de casa.
Lembre-se de que a maioria das atividades físicas deve ser feita com auxílio ou com instrução de um profissional da área. O Pilates pode ser ministrado por um Fisioterapeuta ou por um Educador Físico, que saberão ensinar de maneira correta os movimentos a serem realizados. Não se iluda com aulas em grandes grupos, procure um atendimento personalizado e siga sempre as orientações de seu instrutor. Desta maneira, você poderá dirimir problemas futuros e que poderão causar-lhe sérios transtornos. O método existe, é eficaz e deve ser praticado com segurança e seriedade.

Um comentário:

Raphael Oliveira disse...

Excelente Matéria! Tenho uma empresa de Fisioterapia Domiciliar, e obtivemos sucesso implantando Pilates em Condomínios. É importante sempre ter um acompanhamento de um Fisioterapeuta capacitado e com experiência no Método. Tenho uma página no Facebook onde você pode deixar seu comentário também para trocarmos experiências.