segunda-feira, 22 de julho de 2013

Qual a importância da coordenação motora no Pilates?

O que é coordenação Motora?

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos, resultando em uma ação global mais eficiente, ampla e com menos gasto de energia. A coordenação motora é responsável por todos os movimentos do corpo como andar, correr, pular e outros movimentos. Também existe a coordenação motora específica que pode ser desenvolvida nos esportes para que o praticante desenvolva movimentos pontuais, como chutar uma bola, arremessar a bola. E a coordenação motora fina que é responsável por pequenos movimentos que devem ser precisos e eficientes, como escrever, acertar o alvo, recortar algo.

A perda da coordenação na vida adulta esta associada apenas a patologias como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou mal de Parkinson. Mas, na verdade, se você não exercita o corpo, não habitua os músculos e seu cérebro a se exercitar em conjunto, é bem provável que a sua coordenação motora fique comprometida independente da sua idade.

Como adquirir a Coordenação Motora no Pilates?

Com a prática regular do Pilates, você pode desenvolver a consciência corporal de todas as regiões do seu organismo.

Inicialmente, são estimuladas partes isoladas do corpo, mas à medida que o praticante evolui a coordenação e a noção corpo/mente tornam-se cada vez mais concreta.

Como a pratica do Pilates usa o corpo em sua totalidade, colabora muito com o trabalho de coordenação motora fazendo que o aluno comece a usar seu corpo e mente de maneira mais inteligente e integrada.

Assim, existem exercícios específicos para desenvolver esta capacidade física. São exercícios que combinam movimentos ou que integram diferentes partes do corpo, como “Oferenda”, “Teaser”, etc.

Afinal, melhorar a coordenação significa menos lesões, pois o corpo distribui melhor as cargas causando menos desgastes nas articulações e nos músculos. Por isso o Pilates é praticado desde o sedentarismo ate os atletas profissionais.

Consequência do não desenvolvimento da Coordenação Motora

Não treinar a coordenação motora pode ocasionar problemas na habilidade motora como lateralidade, tempo de reação, noção espacial prejudicada e também dificuldades para realizar atividades do cotidiano.

Fonte: http://kilorias.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário: