quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como tratar câimbras musculares?

1. Beba mais líquidos: Tomar água de coco ou uma bebida isotônica ajuda a recuperar o equilíbrio dessas substâncias no organismo. Se você optar por uma bebida isotônica, escolha uma que seja light ou diet, pois as versões normais contém muito açúcar, o que pode fazer a câimbra piorar. Uma bebida fantástica e natural que anda ganhando o mundo com suas propriedades eletrolíticas é a água de coco.

2. Alongue-se: Alongue o músculo afetado. O alongamento consegue aliviar a contração súbita do músculo graças ao aumento da circulação de sangue no local. Ao melhorar a circulação de sangue no músculo atingido pela cãibra, os nutrientes perdidos são repostos, o que diminui a dor. O relaxamento muscular que o alongamento proporciona é fundamental para a recuperação da cãibra. A prática diminui os espasmos e a tensão, além de alterar a percepção da dor.
3. Use gelo: Isso irá aliviar a dor, reduzir a inflamação e ajudar a relaxar o músculo. Se puder, além de aplicar gelo, experimente fazer uma massagem. Esta técnica pode ser usada até mesmo depois que a cãimbra passou – ela alivia a dor no músculo que foi afetado.

4. Relaxe a região: Deixe o músculo afetado em uma posição que permita o relaxamento (ou seja, sente-se ou deite-se).

Algumas técnicas que ajudam:

1. Método de aproximação: É uma técnica de massagem usada para relaxar o músculo com câimbra. Por exemplo, se for a panturrilha, pressione a parte de cima e a de baixo ao mesmo tempo. Tente aproximar as mãos sem tirá-las do lugar e mantenha essa posição. Ela vai encurtar e comprimir o músculo, fazendo com que ele relaxe.

2. Inibição recíproca: É um termo da fisioterapia que se refere a uma técnica na qual se alonga um músculo “X” contraindo o músculo “Y”. Os músculos “X” e “Y” devem ser opostos.
Exemplo: Suponha que seus quadríceps (músculos da parte da frente das coxas) estejam com câimbra. Dobre o joelho para contrair o músculo da parte de trás da coxa – o oposto do quadríceps. Esse é o método mais eficaz para tratar de câimbras. Esse método nada mais é que do o alongamento ativo da estrutura afetada.

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: