sábado, 29 de março de 2014

Está liberado! Saiba quais doces são amigos da dieta e emagreça até 5 kg por mês

Aprender a “tapear” a vontade de comer doces na dieta é o que muita gente quer. Mas uma boa notícia promete deixar tudo mais fácil! Ao contrário do que muitas pessoas acham, para emagrecer, não é preciso deixar de comer todas as guloseimas, não.

Pesquisas apontam que, comer um pedaço de bolo no café da manhã não apenas vai saciar sua vontade, como pode ajudar a perder peso. A ideia é só não exagerar.

Pessoas ansiosas ou muito estressadas correm o risco de acabar ingerindo comida além da conta, e os doces são os preferidos. Um estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, pode ter encontrado a solução para esse problema

As pesquisadoras Judith Wurtman e Nina Marquis, concluíram que lanches ricos em carboidratos e açúcares estimulam a produção de serotonina (neurotransmissor que influi no humor e no apetite), contribuem para eliminar a ansiedade da fome.
A conclusão das profissionais é contrária à ideia de que petiscar doces pouco antes das refeições prejudica o emagrecimento. Com isso, fala-se em uma modalidade de dieta que permite os açúcares de baixo a médio índice glicêmico ao longo do dia, como tática para fazer o cérebro entender que está saciado e barrar a vontade de comer demais em situações de tensão.

O índice glicêmico – cota de açúcar no sangue - é medido pela influência dos carboidratos na produção de insulina, explica o nutricionista André Pellegrini, da Universidade de São Paulo (USP).

— Acho que o ideal não é zerar os carboidratos, muito menos consumir demais. É preferível um meio-termo, uma vez que o organismo trabalha melhor se houver pouco estímulo à insulina. Eu daria ênfase a carboidratos de médio índice glicêmico nos lanches e de baixo índice glicêmico nas refeições.

Para quem pensa em optar por este tipo de dieta, Pellegrini aconselha o cuidado com os exageros. Ou seja, um ponto importante é manter o consumo ameno de carboidratos ao longo do dia, como uma espécie de manutenção do bem-estar e da energia.

— O ideal é deixar os petiscos principalmente para uma hora antes das principais refeições. Logo, se o cardápio que a pessoa segue já possui bastante carboidrato, a função dos petiscos de carboidratos não terá grande efeito.

O conceito desta dieta não é comer com objetivo de reduzir o apetite na refeição seguinte, mas fazer disso uma forma de controle da compulsão por carboidratos na próxima refeição.

— Poucas medidas de carboidratos nos lanches que precedem a refeição já são suficientes para estimular a insulina e, consequentemente, favorecer a produção de serotonina, que controlará a compulsão.

Nossa alimentação deve conter 50% de carboidratos durante o dia. Mas não vá achando que comer aquela fatia de torta holandesa está liberado. Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, sugere que se dê preferência a opções como sobremesas que levem frutas: banana assada com cacau em pó por cima, gelatina batida com iogurte desnatado e pedaços de frutas, salada de frutas com sorvete ou molho de iogurte, barras de cereais e afins.

— É que nós alcançamos rapidamente a quantidade de açúcar necessária. Uma xícara de café com leite desnatado adoçado com açúcar, uma taça de gelatina tradicional de sobremesa, mais um cafezinho preto adoçado depois do almoço, por exemplo, e já temos 10% dos carboidratos simples.

Os aminoácidos (proteínas), observa a nutricionista, também têm sua participação na produção de serotonina, assim como a vitamina B6. Uma alimentação variada e colorida auxilia no fornecimento do máximo de nutrientes ao organismo, mantendo assim o equilíbrio, diminuindo a ansiedade e melhorando o humor.

— O segredo do sucesso é a educação nutricional, ter hábitos saudáveis. O carboidrato é importante, mas há que se observar a sua qualidade, assim como a quantidade.

Veja receitas especiais de doces liberados na dieta:

Brigadeiro de colher
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Fase: Cruzeiro

Ingredientes
6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de adoçante
1 colher de sopa rasa de cacau em pó sem açúcar

Modo de preparo
Coloque os ingredientes em uma xícara ou tigela pequena e adicione água fervente aos poucos até ficar bem cremoso ou até obter o ponto desejado. Quando estiver começando a ficar cremoso, pare de adicionar água. Deixe descansar um pouco. Após alguns minutos, a massa ganhará a consistência de brigadeiro de colher. Despeje em potes de sobremesa. Se deixar descansar mais alguns minutos, é possível enrolar em bolinhas de brigadeiro. Dica: se desejar formar bolinhas de brigadeiro, deixe no fogo por mais uns minutos.

Sorvete de Baunilha
Rendimento: 500 ml
Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 3 horas
Fase: ataque

Ingredientes:
2 claras de ovos
5 colheres de sopa de adoçante em pó culinário
20 gotas de aroma de baunilha
1 colher de café de fermento em pó químico
6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
80 ml de água fervente

Modo de preparo
Em um batedeira, em alta velocidade, bata as claras em ponto de neve bem firme. Quando estiver bem consistente, continue batendo adicionando aos poucos 2 colheres de adoçante em pó. Quando a mistura estiver homogênea adicione aroma de baunilha e reserve, na batedeira. Enquanto isso, no liquidificador, bata o leite em pó, as 3 colheres restantes de adoçante em pó e a água fervente, por aproximadamente 5 minutos. Despeje o conteúdo do liquidificador na batedeira e bata tudo junto, por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, coloque o creme batido em uma vasilha com tampa (para não formar blocos de gelo) e leve ao congelador durante 3 horas.

Bolinho do tipo bem casado
Rendimento: 10 bolinhos
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Fase: Cruzeiro

Ingredientes para a massa
4 ovos
4 colheres de sopa de adoçante (ou a gosto)
6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes para o recheio
4 colheres de sopa de requeijão 0% de gordura
1 colher de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de chá de adoçante culinário (ou a gosto)
5 gotas de aroma de nozes/avelã ou de baunilha

Modo de preparo da massa: 
Bata as claras em ponto de neve até ficarem bem firmes e reserve. Misture as gemas ao adoçante até clarear bem. Em seguida, acrescente os farelos e o fermento, sempre mexendo. Misture, delicadamente, esse creme de gema com as claras em neve. Coloque em uma forma de silicone ou antiaderente e leve ao forno pré-aquecido a 180-210 graus (dependendo do forno) por aproximadamente 20 minutos, monitorando o cozimento.

Modo de preparo do recheio: misture bem todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Se preferir .

Mousse com raspas de limão
Para 4 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos Tempo de refrigeração: no mínimo 2 horas
Fase: Ataque - Cruzeiro

Ingredientes
1/2 sachê de gelatina incolor em pó
Casca de ½ limão 
1 colher de café de aroma de limão
1 ovo
4 colheres de sopa de adoçante 
250 gramas de pasta de cottage com 0% de gordura 
1 pitada de sal

Modo de preparo
Prepare a gelatina incolor conforme instruções do fabricante. Rale a casca de ½ limão. Separe a clara da gema do ovo.
Em uma tigela, misture a gema, 2 colheres de sopa de adoçante, a casca do limão ralada e 50 gramas da pasta de cottage para obter uma mistura bem lisa. Coloque a mistura em uma panela pequena e leve ao fogo brando. Esquente por 2 minutos. Retire do fogo. Adicione a gelatina e também o aroma de limão. Misture bem. Bata o restante da pasta de cottage e acrescente ao creme de limão. Bata a clara em ponto de neve firme, adicionando uma pitada de sal. Em seguida, acrescente 2 colheres de sopa de adoçante. Continue a bater por alguns minutos. Incorpore delicadamente a clara em neve ao creme de limão. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.


Fonte: R7

Nenhum comentário: