segunda-feira, 31 de março de 2014

TRX – Treino Suspenso

Foi originalmente projetado por um Navy Seal, integrante da marinha dos EUA, que precisava de algo pequeno o suficiente para caber em uma sacola e que pudesse auxiliá-lo a se exercitar num espaço limitado. Desde então, o TRX tem feito o seu caminho na indústria de fitness e é utilizado por muitas equipes de esporte profissional e treinadores reconhecidos em todo o mundo. Sobre o TRX, é um tipo de treinamento que usa a gravidade e o peso corporal para construir a força, intensidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, núcleo e estabilidade articular, ao mesmo tempo evitando lesões e aumentando a densidade óssea. Quaisquer que sejam as metas de um treinamento, essa nova tecnologia pode ajudar. Para começar, pode-se minimizar o tempo de treinamento trabalhando o corpo todo através da mudança fácil e em poucos segundos de um exercício para o outro. A melhor parte é que cada exercício não envolve apenas um foco; muitos podem pensar que o foco são apenas os abdominais, no entanto, é mais do que isso, num só exercício ele envolve o abdômen, pelve, glúteos, costas e músculos do peito, ou seja, o núcleo do corpo. 

O núcleo é o que dá estabilidade, equilíbrio e flexibilidade ao corpo. Tudo o que se faz no dia-a-dia começa com o ele, desde se curvar para pegar a caneta que caiu no chão ou lavar o carro até jogar futebol com seus filhos. Um núcleo forte e estável é importante para ajudar a prevenir lesões, não apenas na parte inferior das costas, mas ao longo de todo o corpo. Basta pensar em como desenvolver um bom núcleo, força e estabilidade para melhorar não só o desempenho corporal, mas o modo de vida também. Outra vantagem do TRX é que ele se utiliza do próprio peso corporal para ajustar o nível de aptidão pessoal com o simples fato de caminhar para mais perto ou mais longe do ponto de ancoragem. Isso mantém seu praticante, constantemente, desafiando o seu corpo através de cada exercício e minimizando o tempo perdido de mudar os pesos. 

Ao utilizar esse sistema, é possível construir força e tamanho muscular, desafiando o corpo de uma maneira incontestável. Através dele, é possível fortalecer todos os músculos estabilizadores em torno das articulações necessárias para suportar um peso maior, algo que não é alcançado, utilizando-se de um aparelho convencional, no qual os exercícios são quase sempre sentados. Esse fator dá mais força e poder para as rotinas regulares na academia ou clínica, bem como dá, também, uma base sólida com menos chances de lesão. 

O TRX é uma grande ferramenta para o treinamento pliométrico e, além disso, para o aumento adicional na força de arranque. Esse tipo de treinamento também ajuda no ganho ósseo; seus exercícios têm baixo impacto, mesmo com a utilização do peso corporal. É possível ainda adicionar em um colete de peso ao corpo para tornar o movimento ainda mais desafiador. Essa nova metodologia ajuda chegar a alguns movimentos que seu praticante possa não ter sido capaz de alcançar antes, em aparelhos convencionais, por não ter apoio suficiente por falta de tonificação de outros músculos. O treinamento suspenso dispara vários músculos, o que aumenta a frequência cardíaca e queima mais calorias do que os treinos em academias “tradicionais”, pois com ele é possível manter-se em constante movimento de um exercício para o outro, como num circuito. 

Isso fortalece o coração, assim como aumenta a resistência muscular. Os treinamentos sagitais, quais sejam, os que utilizam movimentos para frente e para trás, empurrar e puxar, geralmente sentados, como no caso do leg press, por exemplo, não desafiam o nosso núcleo corporal da forma que precisamos no dia a dia; afinal, em nossa rotina diária não fazemos apenas estes tipos de movimentos, mas também na diagonal, torção, flexão. E é por isso que o TRX ajuda tanto na prevenção de lesões, ao passo que desenvolve uma massa muscular e um núcleo estável. Com exercícios de plano-múltiplo (do inglês multi-plane) podemos conquistar esses benefícios. 

Fonte: http://seattlehealthandfitness.blogspot.com.br/2010/07/what-is-trx-suspension-training.html 
Data: 14 de julho de 2010 
Traduzido e adaptado por IKOEH.com

Nenhum comentário: