sexta-feira, 18 de abril de 2014

Benefícios do café

O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, e aqui vai mais um motivo para consumi-lo com prazer. Desde 2009, pesquisadores do Centro de Pesquisas Café e Coração, do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP), conduzem estudos para avaliar os benefícios da bebida para o organismo. Até o momento, os dados mostram que ele não causa danos a à saúde e algumas substâncias podem até ser benéficas para o músculo cardíaco.

Segundo o cardiologista Bruno Mioto, um dos pesquisadores do Instituto, sempre existiu o temor de que o café pudesse causar prejuízos, principalmente para os indivíduos cardiopatas. O motivo da associação equivocada é que nos primeiros estudos, ao invés de utilizar somente o café, os pesquisadores recorriam a cápsulas de cafeína com doses elevadas. Dessa forma, havia aumento elevado da pressão arterial.

“Na verdade, quando a gente pega uma frutinha do café, somente 3% é cafeína. Mas há várias outras substâncias. Uma das mais relevantes, por exemplo, são os ácidos clorogênicos, que têm grande potencial antioxidante e estão presentes em 10% do grão. Eles neutralizam os radicais livres, que estão por trás de grande parte das doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares”, explica Mioto.

Em relação à torrefação, o único componente que resiste ao processo é a cafeína. Então, quanto mais se torra o café, mais são degradadas substâncias que podem ser benéficas, como os antioxidantes citados”, afirma o cardiologista. Quanto à pressão arterial, o estudo mostrou que o café de torra clara tem leve tendência de aumentar a P.A. Já o café de torra escura não causou nenhuma alteração na pressão. “Ele pode até aumentar um pouquinho, mas não tem nenhum impacto para a saúde. Hipertensos podem consumir sem medo”.

Até o modo de preparo do tradicional cafezinho faz diferença. “O filtro, por exemplo, retém 80% das substâncias gordurosas presentes no café. O que suspeitamos – já que estamos estudando, ainda — é que são elas que aumentam o colesterol”, diz Mioto.

Mesmo com os benefícios, sua ingestão não é totalmente liberada. O consumo moderado da bebida é de até 600 ml, o equivalente a 12 xícaras pequenas (equivalentes aos copinhos descartáveis) diárias. Pode parecer bastante, mas em alguns países, como a Suécia, os habitantes consomem em média 900 ml de café por dia.

Fonte: MR fisioterapia

Nenhum comentário: