quinta-feira, 17 de abril de 2014

Relação da disfunção na articulação temporomandibular com a postura

A boa postura é um bom hábito que contribui para o bem-estar do indivíduo, são as estruturas do corpo devidamente alinhadas trabalhando de forma equilibrada.
Por outro lado, a má postura pode ser um mau hábito e, infelizmente, muito comum. Defeitos ou alterações posturais têm sua origem no uso incorreto das capacidades providas pelo corpo.
Essas alterações posturais podem ser problemas meramente estéticos, sendo que suas preocupações podem ser limitadas aquelas relativas à aparência. Entretanto, essas alterações podem dar origens há desconfortos, dores e incapacidades, isso pelo desequilíbrio no sistema locomotor.
As alterações morfológicas do Sistema locomotor, decorrentes dos hábitos posturais e da idade, constituem nos dias de hoje uma das mais graves doenças no grupo das doenças Crónico-degenerativas, afetando o equilíbrio e o adequado funcionamento do corpo.
O equilíbrio do corpo bem como os movimentos da cabeça são originados pelo posicionamento do crânio sobre a região cervical, determinando assim a postura do individuo. Dessa maneira, existe uma intima relação entre a postura do individuo com o crânio e consequentemente com a articulação temporomandibular.
Disfunções na articulação temporomandibular (DTM) podem acarretar em diversos problemas, um deles seria uma alteração postural, principalmente nas vértebras cervicais ou vice e versa.
Isso mostra que os indivíduos que apresentam alguma dessas patologias devem realizar um tratamento multidisciplinar, a fim de cuidar dos dois problemas ao mesmo tempo, oferecendo a devida eficiência ao paciente.
Pensando nos melhores cuidados e no melhor tratamento para os pacientes, o uso do hiperboloide deve ser incrementado. Uma vez que ele é capaz de reajustar as disfunções musculares e reestruturar (plasticidade) os ossos do crânio fornecendo o esperado equilíbrio da articulação temporomandibular. Isso acontecendo, diminui as cargas mecânicas que as vértebras cervicais e torácicas sofrem ajudando na correção postural. Desse modo, o hiperboloide, instrumento de mastigação, é um mecanismo ideal para auxiliar tanto na DTM quanto nas alterações posturais, uma vez que o corpo todo está intimamente ligado.
Observação: Existe diversos estudos abordando esse assunto, assim há uma discussão se existe uma relação de alteração postural e DTM. Uma avaliação craniocervical poderia mostrar se a origem da alteração postural possa ter vindo de uma disfunção temporomandibular, porém precisa-se de mais pesquisas.

Fonte: Hiperboloide (facebook)

Nenhum comentário: