terça-feira, 27 de maio de 2014

Pilates ameniza cólicas menstruais

Que mulher nunca sofreu, pelo menos uma vez, de cólicas menstruais? Às vezes, nem os remédios aliviam as dores. Sabe qual remédio natural pode te ajudar? O Pilates!

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. O método é uma alternativa ao uso de medicamentos e provou ter eficácia contra dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia.

A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente.

Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver “naqueles dias”, e você deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais.

O fenômeno que causa o bem estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força.

Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza, fadiga, entre outros sentimentos. Dessa forma, todas as dores são amenizadas com os exercícios e o controle respiratório.

É importante também unir os exercícios a uma alimentação mais saudável e aumentar o fluxo sanguíneo do abdome, utilizando-se de uma bolsa térmica, pois o calor ajuda a relaxar os músculos contraídos na região.

Feitos de forma regular e moderada, essas atividades liberam a endorfina, que tem efeito analgésico natural. Então mulherada, vamos deixar os remédios de lado e investir numa alternativa que eleva o astral, diminui a tensão daqueles dias e ainda por cima relaxa e modela o corpo? Pra quê melhor, pilateiras?

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: